A intenção em refilmar O Planeta dos Macacos pela 20th Century Fox vem desde 1993, quando o primeiro nome cogitado para assumir a direção foi o de Oliver Stone. Logo após o ator Arnold Schwarzenegger mostrou interesse em interpretar o personagem que fora de Charlton Heston no filme original, o que fez com que Stone desistisse do projeto. Schwarzenegger chegou a aprovar a escolha de Phillip Noyce para a direção, mas este preferiu dirigir O Santo. Logo após a Fox contratou Chris Columbus e Sam Hamm para reescreveu o roteiro do filme, havendo ainda boatos de que James Cameron assumiria a direção. Apenas em 2000 foi escolhido o diretor definitivo da nova versão de O Planeta dos Macacos, que viria a ser Tim Burton.
O ator Charlton Heston, que protagonizou O Planeta dos Macacos original, aparece neste filme fazendo uma pequena ponta, interpretando justamente um macaco velho e sábio.
O filme original teve quatro continuações: De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), Fuga do Planeta dos Macacos (1971), A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) e A Batalha do Planeta dos Macacos (1973);
Planeta dos Macacos - A Origem (2011) é o prelúdio do filme original e da refilmagem.
Este é o primeiro de vários filmes em que o diretor Tim Burton e a atriz Helena Bonham Carter trabalharam juntos. Os demais foram Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva-Cadáver (2005), Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) e Alice no País das Maravilhas (2010) e Sombras da Noite (2012).
Planeta dos Macacos é a refilmagem de O Planeta dos Macacos (1968);
BAFTA
Indicações
Melhor Montagem
Melhor Figurino
MTV MOVIE AWARDS
Indicação
Melhor Vilão - Tim Roth
FRAMBOESA DE OURO
Ganhou
Pior Remake ou Sequência
Pior Atriz Coadjuvante - Estella Warren
Pior Ator Coadjuvante - Charlton Heston