Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones é o 2º filme da nova trilogia baseada na saga Star Wars, tendo sido precedido por Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça-Fantasma (1999) e seguido por Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith (2005). Já os filmes da primeira trilogia são Guerra nas Estrelas (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983), cujos acontecimentos são cronologicamente posteriores aos mostrados na nova trilogia.
Vários atores fizeram testes ao longo do processo de escolha do intérprete de Anakin Skywalker. Entre eles estiveram Paul Walker, Ryan Phillippe, Colin Hanks e Leonardo DiCaprio.
O processo de escolha do ator que interpretaria Anakin foi extremamente trabalhoso. Após receber currículos de milhares de atores para o papel, a diretora de elenco seleciou 442 candidatos, os quais entrevistou individualmente. Um grupo de 25 atores foi então selecionado e apresentado ao diretor George Lucas, através de fitas pré-gravadas. Destes o próprio Lucas selecionou 4 atores, que se reuniram em maio de 2000 no Rancho Skywalker para realizarem testes de vídeo com a atriz Natalie Portman. Somente após todas estas etapas é que foi escolhido o intérprete do personagem.
Os integrantes da banda N'Sync chegaram a rodar algumas cenas de uma batalha como cavaleiros jedis, que seriam vistas em Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones. Todos os integrantes seriam apenas figurantes nesta cena, aparecendo apenas por alguns segundos, atendendo ao pedido da filha de George Lucas. Entretanto, devido aos constantes protestos dos fãs da saga Star Wars, tais cenas acabaram sendo retiradas da edição final do filme.
A garagem em Tattooine onde Luke Skywalker limpou os andróides C-3PO e R2-D2 em Guerra nas Estrelas (1977) foi reconstruída para Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones.
As filmagens de Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones tiveram início exatamente 3 anos após o início das filmagens de Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (1999).
Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones foi o primeiro filme que transmitiu ao vivo durante uma semana seu processo de filmagens.
Assim como fez Ewan McGregor no início das filmagens de Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma, o ator Hayden Christensen fez por conta própria no início das filmagens barulhos dos movimentos do sabre de luz usado por seu personagem em Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones. Ao perceber a brincadeira de Christensen, o diretor George Lucas disse a ele que provavelmente o pessoal encarregado pelos efeitos sonoros do filme faria um trabalho melhor na pós-produção.
As Guerras Clônicas mostradas em Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones foram citadas pela primeira vez por Obi-Wan Kenobi em Guerra nas Estrelas (1977).
OSCAR
2003
Indicação
Melhores Efeitos Especiais
FRAMBOESA DE OURO
2003
Ganhou
Pior Ator Coadjuvante - Hayden Christensen
Pior Roteiro
Indicações
Pior Filme
Pior Diretor - George Lucas
Pior Atriz Coadjuvante - Natalie Portman
Pior Remake ou Sequência
Pior Dupla - Hayden Christensen e Natalie Portman
MTV MOVIE AWARDS
2003
Ganhou
Melhor Luta
Indicações
Melhor Interpretação Virtual (Yoda)
Melhor Cena de Ação
PRÊMIO ADOROCINEMA
2002
Ganhou
Melhor Capa
Indicações
Melhor Vilão - Christopher Lee
Melhor Continuação
Melhor Figurino
Melhores Efeitos Especiais
Melhor Ficha de Filme