Muitas falas de Sean Penn foram improvisadas, como a cena com os cachorros. Os produtores gostaram tanto da performance do ator que as deixaram no corte final.
É a terceira vez que a atriz Dakota Fanning trabalha com sua irmã Elle Fanning, sem dividir cenas. As outras aconteceram na série "Taken"e na animação Meu Amigo Totoro, relançada pela Disney em 2005.
Durante o processo de preparação para o papel de Sam, Sean Penn visitou um centro de tratamento para deficientes mentais em Los Angeles.
Durante uma premiação da Associação de Críticos americana, a atriz Dakota Fanning teve que contar com ajuda do ator Orlando Bloom para alcançar o microfone e fazer seu agradecimento.
Michelle Pfeiffer admitiu em uma entrevista que aprendeu a lidar melhor com portadores de deficiência mental após participar deste filme. Ela disse que sempre teve uma certa apreensão para lidar com esses indivíduos.
Para as cenas de forte emoção do filme, atriz Dakota Fanning contou que pensava em seu peixe de estimação Flounder morrendo.