Que filme tenso, pesado, carregado e angustiante... pena que "a besta" peque em sua aparência... apenas isso e um desfecho mais completo com o menino, tornariam esse filme uma obra-prima.
Como alguem pode falar que gostou dessa porcaria de filme?? Meu Deus do céu, pior filme que já assisti na minha vida. Péssimo, ruim, serve bem para colocar e dormir... Se você quer passar raiva, boa sorte assistindo esse lixo!
Bom filme Espanhol! Aqui temos um terror psicológico que afeta seu público já pela sinopse, possui um bom elenco e boas atuações, num roteiro bom, mas as vezes confuso e um final razoável.
Um filme com uma proposta interessante, mas com falta de vigor.
A temática de O Páramo é demonstrar os males que a guerra traz, não só os males que ela gera para os que vão para linha de frente (soldados), mas especialmente para os que ficam (famílias).
O filme possui como período histórico as guerras espanholas do século XIX, onde acompanhamos o drama de uma família interiorana.
Existe uma clara influência de outras obras como O Labirinto do Fauno e A Espinha do Diabo, só que aqui temos um resultado muito inferior.
Categorizar O Páramo como "terror" talvez seja uma péssima escolha e que possivelmente crie uma falsa expectativa para quem assisti, fazendo com que a película receba tantas críticas negativas. Seu melhor enquadramento seria o de um drama com suspense.
Por ser ambientado em um páramo (descampado suscetível as intempéries) e devido a proposta dramática, o filme nos traz uma cinematografia cinzenta, insossa, suja e sem vida, algo totalmente condizente.
Quanto ao suspense, é perceptível a analogia aos 4 cavaleiros apocalípticos, onde o drama é escalonada de maneira gradual: guerra (retratada pelo pai e o homem achado no rio), fome (retratada pela tempestade que destrói a plantação), peste (a loucura desenvolvida pela mãe) e a morte (a tentativa de suicídio da mesma).
As atuações são bem executadas, mas sem nenhum grande destaque. Algumas escolhas de roteiro também podem torna o filme um tanto massante, mas aqui talvez seja proposital devido aos aspectos citados anteriormente.
A cena final é uma mensagem muito bela sobre o que a guerra gera nas crianças além de toda a perda familiar e material: A suspensão da moralidade/empatia, onde para que alguém sobreviva se faz necessário a "adultificação" precoce.
Este é um bom filme para aquele público mais contemplativo e paciente, mas se você busca frenessi, não vale a pena o investimento de tempo.
Deixou muito a desejar quando se tratava da besta, não entendi direito o que era aquilo e sinceramente, não trabalharam bem o "terror" do filme, em compensação, amei a fotografia do filme, me deixou mais tensa que o próprio conteúdo, e a atuação dos personagens achei nota 10. Esperava mais, mas também não foi um dos piores que já vi.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade