Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Francisco Russo
19.051 seguidores
687 críticas
Seguir usuário
2,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Como não gostei de "Basquiat", primeiro filme do diretor Julian Schnabel, fui conferir este seu novo trabalho com algumas reservas. Mas logo percebi que não tinha motivo para tanto. Schnabel mostra que deu um grande salto qualitativo entre os dois filmes e, auxiliado pela bela atuação de Javier Bardem, consegue fazer de "Antes do anoitecer" um filme muito bom.O filme é na verdade uma cinebiografia do escritor cubano Reinaldo Arenas, interpretado por Bardem. Schnabel mistura cenas no estilo tradicional com outras da época da própria Revolução Cubana (alguns discursos de Fidel são mostrados), com outras ainda rodadas com câmera na mão. O filme consegue prender a atenção do espectador até seu final, fazendo com que você se interesse pelo que Reinaldo fará a seguir.E tem ainda Javier Bardem, mostrando que realmente mereceu sua indicação ao Oscar de melhor ator por este filme. Misturando delicadeza, perplexidade e sofrimento, ele consegue transmitir muitíssimo bem os sentimentos de Arenas em todas as fases de sua vida, seja quando descobre sua homossexualidade seja quando é preso. No geral, um filme muito bom e que merece ser visto com bastante atenção (até para perceber as várias participações especiais que surgem ao longo do filme).
Não conhecia esse escritor e assisti o filme somente por Javier e por achar que seria em espanhol,mas era em inglês. Fiquei querendo saber mais sobre seus livros,até porque gosto de poesia. Filme grande,fotografia escura a maior parte,dificultando o entendimento. Gostei do fato de não ficar explorando o lado sexual dele,o que faz o filme ser pesado ainda sim,mas não impróprio. Adorei a conversa dele com Lezama Lima, romancista que lhe indicou 5 livros básicos para escritores,além da Bíblia. 1.Moby Dick de Melville 2.A ilha do tesouro de Robert Louis Stevenson 3.Em busca do tempo perdido de Proust 4.A metamorfose de Kafka 5.A educação sentimental de Flaubert O que é Deep nesse papel? Que corpo hein? Realmente ele é surpreendente e topa todas as maluquices possíveis. "Você tem que gostar de escrever para começar a escrever."
Atuação irretocável de Barden. O longa se passa em Cuba no período de transição até a consolidação do regime socialista de Fidel Castro e o embargo econômico americano. Uma obra que explora com primazia a ótica das minorias em meio a um regime totalitário.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade