TEM UMA TEORIA NO FINAL!! LEIAM!
Caramba! É assim que se finaliza uma saga! Guillermo del Toro planejara tudo! Um certo ponto da história me pegou de surpresa completamente. Vi ontem e até agora estou estonteado!
Reflitam sobre "O destino é uma dádiva"! Para mim significava algo, agora porém, é perceptível que há outro sentido!
"Não pense, transforme-se!"
Refletiram? Agora não se iludam completamente com minha alegria, pois é um filme agridoce, até mesmo decepcionante para alguns.
Enfim, para a crítica:
Tendo em conta que os personagens e suas relações já haviam sido desenvolvidos nas séries anteriores, o filme começa frenético em uma sequência estupenda. Do início ao fim, a animação é admirável, e mesmo que a anatomia dos personagens não siga a humana, eles parecem palpáveis! Magistral! E as cenas de luta, então? Impressionantes! São lindamente dirigidas, os movimentos de câmera são inventivos e mantêm um bom ritmo para as sequências.
Outro grande acerto é a trilha sonora. Agora, eu não consigo me lembrar da melodia, até porque é raro se repetir, e aí mora a genialidade da trilha sonora, é completamente variável, dependendo do lugar do mundo em que as cenas se passam.
Também é muito interessante como o filme consegue equilibrar exemplarmente os momentos mais tensos com outros de comédia, evitando que alguns momentos tivessem um drama barato e ineficaz, pois o filme tem muitos desses momentos.
Outra coisa que me fez amar o filme foi sua coragem, impressionante o que eles fazem com alguns personagens.
Mas o filme não é isento de falhas. A principal é o que fazem com o personagem do Steve, que é completamente deixado de lado, apesar de ser funcional como alívio cômico (ele é sim hilário). Outra coisa minimamente incômoda é que as piadas nem sempre se encaixam, daria para tirar uma ou duas.
Eu tive, ademais, outros dois probleminhas com o filme, mas acho que esses não vão atrapalhar a maioria das pessoas: o primeiro é o Ivan. Ele simplesmente não me desceu bem, é claro que rende uma boa piada no início, mas além de ele ser praticamente inútil no filme inteiro, o personagem não tem mais o seu carisma, proporcionado anteriormente pelas suas características físicas. O segundo problema que tive foi com uma das características intrínsecas dos Contos de Arcadia: a não valorização do silêncio. Em alguns momentos do filme, os personagens não precisariam reagir com palavras a alguns acontecimentos, seus semblantes seriam suficientes, e, caso isso fosse feito, a trilha sonora também seria desnecessária.
E, por fim, não foi dada devida importância à morte da Nomura e todos sabíamos o que, ou melhor, quem o número 9 representava.
Bem, com tantos probleminhas você ainda assim deu 5 estrelas para o filme??! Sim, eu dei, isso, porém, porque eu não me sentiria bem fazendo diferente, já que o final me deixou embasbacado!! Perceba que, se prefere um filme a outro, você admite que o filme que você prefere fez coisas melhores do que o outro, mesmo que não tenha "erros". Portanto, se um filme supostamente perfeito causa impressões, em alguns pontos da história, mais fortes do que outro filme "perfeito", a perfeição se perde, sendo impossível um filme receber uma nota 10/10!! Deste modo, os errinhos de Caçadores de Trolls: A Ascensão dos Titãs não comprometem o filme, até porque o que ele tem de bom para oferecer é raro de se ver.
IMPORTANTE! ANTES DE LER A TEORIA, LEIA ESTA OBSERVAÇÃO!
Por fim, vou completar com observações sobre o espetacular final!
Alguns do grupo poderiam seguir sua vida depois dos acontecidos, aparentemente, a maioria deles não gostava tanto da ideia de que Jim fizesse o que fez. Eles viveram vários momentos especiais e não queriam perdê-los, mas eles fizeram um sacrifício, pois isso significa ser um herói. Jim voltou no tempo, e assim, tudo foi perdido (ou será que não foi?). Mas agora, ao menos ele poderia construir um futuro melhor, no qual todos, não só os Caçadores de Trolls, mas também o mundo, poderiam ser felizes!! Jim juntaria os seus companheiros e cumpriria sua promessa, mesmo que seus antigos amigos tenham se perdido através do tempo e se remoldado a partir de novas circunstâncias. Jim não deixa de ser o Caçador de Trolls, mas acima disso, ele é um herói! Ele certamente sentirá dor e saudade daquilo pelo que passou! Ele certamente, em alguns momentos, sentirá que não é pertencente àquele mundo, mas as memórias dos seus amigos estarão com ele, e, com o tempo, ele se acostumará com sua nova vida. Eu prefiro acreditar, porém, em que Bobby, Clara, Aja, Krel, Steve, Varvatos, AAARRRGGHH!!!, Douxie, Ivan, Nomura, Blinky, Stuart, Strickler, Barbara e até mesmo Draal e Wendel recuperarão suas memórias nunca construídas, pois, com a força de vontade de Jim e todas as maravilhas encantadas daquele mundo, tudo é possível! Mas caso não seja, ao menos Jim vai se reunir com eles e contar as suas peripécias. Jim não teria abandonado seu fardo e passado para o seu amigo, mas sim se manterá como o Caçador de Trolls instruindo-o a ser o melhor possível.
Inclusive, ele contará a Bobby, como foi sua morte. Contará à sua mãe, Barbara, as absurdas histórias pelas quais passaram juntos. ele vai contar a Aja e Steve sobre os filhos que tiveram. Ele vai contar a AAARRRGGHH!!! e Blinky sobre como eles se conheceram e sobre como ele era o Caçador de Trolls Ele vai contar à sua amada, Clara, sobre todos os momentos especiais que tiveram, e, mesmo que Jim nem sempre se sinta em casa, ele saberá que fez a coisa certa, pois ele não pensou, transformou-se!
Ah, sim! Gente, se atenham à seguinte informação: "o amuleto NUNCA erra". No final das contas, não sobrou um, mas sim dois Caçadores de Trolls. E, dessa, os mundos humano, mágico e extraterrestre, talvez possam, finalmente, viver em paz.
TEORIA:
Então, gente. Eu vejo pessoas dizendo que tudo feito em Caçadores de Trolls “foi pro lixo”. E isso não é verdade, o que pode ser percebido com um pouco de reflexão. A primeira coisa que vou apontar é um fato, mas vou me aprofundar em uma possibilidade.
Primeiramente, atenham-se ao fato que citei anteriormente: O amuleto NUNCA erra. Ou seja, o amuleto escolhe o melhor ser possível que está ao seu alcance, para que esse alguém possa lutar contra as trevas e, claro, ser o Caçador de Trolls. Além disso, quem conta a história do filme é o Blinky!! Muito bem, tendo isso em vista, uma das coisas a se considerar é que tudo que aconteceu foi o prefácio da história dos Caçadores de Trolls. Jim não deixou de ser o Caçador, e alicerço essa ideia no fato de que ele ainda lembra de toda a vida pela qual passou, e, portanto, tudo o que aconteceu não foi apagado, além de que tudo relativo ao Jim ainda se aplica! Sendo assim, ele ainda é considerado pelo amuleto como o Caçador de Trolls. Aparentemente, inclusive, o Jim levou o “Novo Amuleto” juntamente a ele, e caso não tenha, tudo que o ele vivenciou ainda é válido, portanto, se a ele derem uma espada e uma armadura (ou o amuleto do Bobby), ainda será um grande guerreiro.
Enfim, voltem a se atentar a esses dois detalhes: “O amuleto nunca erra” e “o Jim ainda possui memórias de tudo que viveu”. Levando esse segundo fato em consideração, perceba que o corpo do Jim é o mesmo do início da série (pelo menos não há cicatriz), mas ele tem acesso irrestrito às memórias do futuro que ele viveu. Portanto, o Jim do passado não foi substituído pelo Jim do futuro, mas sim o tempo regressou e restringiu as memórias do futuro pelo qual todo o mundo já passou, menos ao Jim. Ademais, a pedido dele, Merlin conseguiria restabelecer as memórias reclusas e reconectá-las aos seus respectivos portadores. Por conseguinte, o mundo teria 2 Caçadores de Trolls (sendo que um deles auxiliaria o outro, por já ter passado pelas experiências desse fardo), 3 magos treinados, inclusive Merlin, tecnologia alienígena, Trolls trabalhando em equipe com humanos, dragões e provavelmente uma integrante da Ordem Arcana ao seu favor desde o início do tempo respectivo à série.
No final das contas, tudo ocorreu conforme o planejado! Lembram-se do início do filme? Nele o Blinky conta uma história, a qual ou ouviu do Jim ou que até mesmo viveu!
O amuleto NUNCA erra.