Precedido por Matrix (1999) e Matrix Reloaded (2003).
A atriz Carrie-Anne Moss torceu o joelho durante os treinamentos realizados antes do início das filmagens das sequências de Matrix. Keanu Reeves fraturou o pé esquerdo.
Matrix Revolutions foi rodado simultaneamente a Matrix Reloaded, com os filmes sendo lançados nos cinemas americanos com um intervalo de 6 meses. Ambos os filmes levaram 4 anos para serem concluídos, entre pré-produção, filmagens e pós-produção.
A demora na conclusão das sequências de Matrix ocorreu principalmente devido a falência de algumas empresas de efeitos especiais que haviam sido contratadas e estavam cuidando de ambos os filmes.
Inicialmente seria a atriz e cantora Aaliyah quem interpretaria a personagem Zee, até seu falecimento em um acidente aéreo em 25 de agosto de 2001.
A atriz Gloria Foster faleceu em meio às filmagens das sequências de Matrix. Ela já havia rodada a maior parte de suas cenas em Matrix Reloaded, mas não havia ainda rodado cena alguma de Matrix Revolutions. Para substituí-la os produtores contrataram a atriz Mary Alice, que também dublou a personagem para o jogo "Enter the Matrix", sendo também necessário modificar o roteiro para justificar a troca de corpo da personagem Oráculo.
Para participar das sequências de Matrix o ator Keanu Reeves recebeu US$ 30 milhões mais 15% da arrecadação de ambos os filmes nos cinemas.
Matrix Revolutions estreou mundialmente em 5 de novembro de 2003, com uma sessão ocorrendo simultaneamente em 65 países diferentes. No Brasil esta sessão ocorreu ao meio-dia.
Foi o 9º filme mais visto em 2003 no Brasil, tendo levado 2.882.262 pessoas aos cinemas.
FRAMBOESA DE OURO
Indicações
2004 - Pior Diretor