Não Toque em Meu Companheiro é um documentário que remonta uma luta histórica e de grande solidariedade do sindicalismo no Brasil. Centrado no episódio da demissão injusta de 110 funcionários da Caixa Econômica Federal após uma greve da categoria, o documentário traça um paralelo desde a era Collor e suas medidas para redução do Estado, até o atual governo, que instaura um novo ciclo neoliberal no Brasil.
Confira a classificação indicativa no Portal Online da Cultura Digital.
Críticas AdoroCinema
3,5
Bom
Não Toque em Meu Companheiro
O passado no presente
por Barbara Demerov
Para além da necessidade de montar uma narrativa documental com artifícios diversos (tais como narração em off, imagens de arquivo, etc), o novo filme de Maria Augusta Ramos é um grande exemplar de que o essencial neste gênero é o que já consta em sua definição oficial: o documentário é a apresentação da realidade. Não Toque em Meu Companheiro apresenta uma estrutura parecida com a de O Processo, mas com um conteúdo mais compreensível, sem os termos técnicos vistos na produção sobre Dilma Rousseff. Porém, a história que a diretora quis contar possui diversas camadas para reflexão e não deixa de ser complexa.Em 1991, um grupo de trabalhadores da Caixa bloquearam as agências nas quais trabalhavam para reinvindicar seus direitos, incluindo o aumento de seus salários. O resultado disso foi a demissão em massa de 110 bancários e, posteriormente, em mais uma grande manifestação dos profissiona
Ler a crítica
Trailer
Não Toque em Meu Companheiro Trailer Original
670 visualizações
Fotos
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor Net Now
Ano de produção2020
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades-
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade