(CANAL RECOMENDA FILMES - YOUTUBE) - (Inscreva-se p/ mais críticas).
Dirigido pelo Polonês Jan Komasa, que já fez filme como:
O filme Rede de ódio, ou, em inglês, The Hater, se passa na Polônia, e conta a história de um jovem chamado Tomaz, que cursa Direito e vem sendo auxiliado financeiramente para os estudos, por uma família de uma menina que ele gosta. Uma família bem abastada. Porém Tomaz é expulso da faculdade após plagiar um trabalho acadêmico.
É neste contexto que trama se passa, o protagonista está ali a todo momento querendo demonstrar seu valor para essa família e pra essa menina que ele gosta, quer mostrar que está por cima, que tb tem um status elevado.
Então ele consegue um emprego e acaba se destacando numa agencia de publicidade com métodos tanto quanto questionáveis. Onde o foco é destruir a reputação dos concorrentes de quem a contrata, disseminando o ódio de todas as formas possíveis. Por meio Bots, perfil fakes, fake News.
Este longa destaca muito bem a parte negativa da utilização das redes sociais como forma de propagação da raiva, da mentira, da degradação, da desinformação, para destruir as outras pessoas ou empresas. Nos leva bastante a reflexão por conta dos dias atuais, o que nos leva a fazer paralelos com alguns países.
Quanto a parte técnica eu gostei demais, os closes de câmera no personagem quando a cena exigia tal, o tom mais escuro das filmagens e as próprias vestes a maquiagem do personagem nos permite mergulhar a dentro nos pensamentos e na própria evolução do estado do personagem permitindo entender melhor sua personalidade fria e calculista, sabendo que seus objetivos pessoais justificam suas ações.
Quanto ao Roteiro foi muito bem encaixado, não acelerou nem ficou arrastado, foi na medida, nos mostrando com clareza e sutileza, toda a evolução da trama, e principalmente da mentalidade do protagonista, até o momento derradeiro.
Prêmios: Apesar da pandemia, O filme já ganhou o prêmio de melhor longa narrativa no festival de cinema de tribeca.