De 0 a 10, daria 7.2
É um filme divertido, com um humor leve e encantador. Esta obra é bem divertida caminhando em linha reta, nunca se desvia(o propósito é o mesmo). Cheio de graça do começo ao fim, mas isto até que prejudica o filme, porque não tem uma ênfase tão grande para se sentir comovido pelos personagens; sinto muita falta de como as animações antigamente impõe tristeza à trama(como o "Corcunda de Notre-Dame", "Rei Leão"), não que este filme não tenha, mas é muito leve comparado a outras obras.
A mensagem do filme é bem diferente de outras obras da Disney, já que se remete à família; um dos únicos filmes que não tem necessariamente um vilão, mas sim a perfeição de como a Abuela pensava, é mais uma conquista de confiança(aceitação), isto faz este filme diferir de outras animações.
Sobre a obra ela é bem animada, com boas animações, falas e personagens; cada um se defere um do outro, é interessante como a comunidade se ajuda mutualmente.
Ademais, é notório informar de como cada personagem tem um peso sobre os ombros de acordo com suas tarefas, relacionamentos, etc; e como isso revela uma fraqueza na família. Contudo, certas coisas ficam sem conclusão, como
o Bruno, afastado da família
apenas por mostrar a realidade(sendo que sua própria mãe era a mais rígida com ele), mas faz perto do enredo, mas pecou um pouco o filme, porque a
Abuela perdeu seu marido
, e isso era para que se aproximasse de seus filhos e não os repreendesse. Entretanto, o propósito do filme é justamente mostrar ao público que não há família perfeita e devemos aceitar as limitações de cada um.
O filme é bem feito, mas peca em certos personagens importantes da trama. Todavia, é um excelente filme para a família e assistir com a criançada.