Baile das Loucas é uma produção construída em cima de um acontecimento muito popular no século XIX em Paris, o Baile das Loucas. O evento reunia mulheres que sofriam de demência, abandonadas ou simplesmente frágeis. Em janeiro de 2019, o produtor Jonathan Blumental sugeriu a Arnaud des Pallières e à argumentista Christelle Berthevas que pensassem num filme sobre a história do “bal des fous” no Salpêtrière. Ele havia descoberto esse acontecimento por acaso na Wikipédia.
Para encontrar a La Salpêtrière no final do século XIX perfeita, Arnaud des Pallières e sua equipe procuraram diferentes locais em Ile-de-France, Normandia e Hauts-de-France apenas por meio de arquivos fotográficos.
Baile das Loucas tinha um projeto paralelo, primeiro como livro, depois como filme. Arnaud des Pallières e Christelle Berthevas haviam terminado de escrever a primeira versão do roteiro quando souberam do próximo lançamento do romance O Baile das Loucas de Victoria Mas, que logo em seguida deu origem ao filme homônimo de Mélanie Laurent, que abordava o mesmo tema.