"Pai em Dobro", filme dirigido por Cris D'Amato, é uma obra que tem uma aura de positividade da primeira à última cena. No roteiro escrito por Marcelo Andrade, Renato Fagundes, João Paulo Horta e Thalita Rebouças (autora também da história original na qual o longa se baseia), acompanharemos a jornada de Vicenza (Maisa Silva, debutando nas produções originais Netflix), uma jovem que, ao completar 18 anos, decide ir em busca das suas origens paternas - mais precisamente, do pai que ela nunca conheceu.
Aqui, é importante fazemos um parêntese. Vicenza nasceu e foi criada numa comunidade hippie, com valores bem sólidos de amor, respeito, solidariedade, empatia e independência/liberdade. Estas marcas serão fundamentais para a jornada que Vicenza vivenciará a partir do momento em que parte para o Rio de Janeiro, à revelia de sua mãe (Laila Zaid). E é na Cidade Maravilhosa que ela conhecerá os seus dois candidatos a pais: o artista Paco (Eduardo Moscovis) e o bancário Giovanne (Marcello Médici).
Voltemos ao início da nossa resenha crítica, quando falamos sobre a positividade. Não existe adversidade em "Pai em Dobro". Tanto Paco quanto Giovanne não questionam a chegada de Vicenza na vida deles e a notícia que ela anuncia - abraçando, naturalmente, a sua nova posição como pais. A jovem se adapta rapidamente a uma localidade tão grandiosa quanto o Rio de Janeiro - ajuda nisso o fato de Vicenza se abrigar numa república de jovens apreciadores de arte, assim como ela. Ou seja, não existe o espaço para o amadurecimento que é típico de algumas comédias adolescentes recentes da Netflix - só lembrar de "Modo Avião", filme estrelado pela ex-colega de Maisa, Larissa Manoela; ou até mesmo de "Ricos de Amor", filme de Bruno Garotti.
Apesar disso, "Pai em Dobro" é um filme muito agradável - talvez, justamente, por se manter fiel à essência de sua protagonista. Vicenza é uma jovem que se recusa a enxergar o lado negativo da vida. Numa época em que somos, diariamente, torpedeados com notícias tristes, e em que é difícil se ater a um fio de esperança de que as coisas poderão, um dia, melhorar; um filme que nos mostra uma outra perspectiva mais alegre e positiva é muito bem vindo!