Com um orçamento previsto de US$ 105 milhões, por muito pouco a cinebiografia de Muhammad Ali não saiu do papel devido ao seu alto custo. O filme apenas recebeu autorização da Columbia para ser realizado após serem negociados acordos com o diretor Michael Mann e o ator Will Smith, que trocaram seus cachês por participações na bilheteria do filme e ainda tiveram que co-financiar a produção. Além disso, Smith teve ainda que se comprometer em estrelar Homens de Preto 2, também para a Columbia, para que o estúdio aceitasse então produzir o filme.
O ator Will Smith ganhou cerca de 16 quilos de peso para poder interpretar Muhammad Ali no filme.
Charles Sufford, que interpreta o lutador George Foreman, é boxeador de verdade e recebeu permissão do diretor Michael Mann para realizar seus golpes de forma mais real possível nas cenas de luta.
O roteiro original de Ali, escrito por Stephen J. Rivele e Christopher Wilkinson, tinha mais de 200 páginas e contava a vida de Muhammad Ali de sua infância até o ano 2000. Este roteiro foi extremamente revisado e enxugado por Michael Mann e Eric Roth, que elaboraram a versão utilizada no filme.
OSCAR
Indicações
Melhor Ator - Will Smith
Melhor Ator Coadjuvante - Jon Voight
GLOBO DE OURO
Indicações
Melhor Ator - Drama - Will Smith
Melhor Ator Coadjuvante - Jon Voight
Melhor Trilha Sonora
MTV MOVIE AWARDS
Indicação
Melhor Ator - Will Smith