Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
PAULO SERGIO A
1 crítica
Seguir usuário
5,0
Enviada em 8 de setembro de 2023
VI A PRIMEIRA VEZ QUANDO LANÇADO NO BRASIL EM 1979, E DIGO SEM DUVIDA QUE AO LADO DE 2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO FORAM OS FILMES MAIS IMPACTANTES DA MINHA LEMBRANÇA. ATÉ HOJE, 44 ANOS DEPOIS AINDA O VEJO NO STREAMING
Bem notado a 'sacada' no filme em ver Fred Rogers (20 de março de 1928 - 27 de fevereiro de 2003), também conhecido como Mister Rogers, apresentador de televisão americano, produtor e ministro presbiteriano. Foi o criador e apresentador da série de televisão 'Mister Rogers Neighbourhood' que foi exibida de 1968 a 2001. Amei.
Provando sua capacidade multifacetada, Peter Sellers aqui faz um "psicótico fora de crise" (ler mais sobre o tema em textos de Calligaris* ou Miller**). Criado desde muito pequeno numa mansão, tendo sua vida resumida a cuidar do jardim e ver televisão, o "Videota" (livro original de Jerzy Kosinski, aqui adaptado para o cinema por Hal Ashby) entende o mundo a partir deste microcosmo, sem sequer cogitar outras possibilidades de existência (assim como na "Caverna" de Platão). O diretor ainda faz dura crítica ao mundo regido pelos equívocos imaginários dos neuróticos, quando o protagonista é cotado para a presidência dos EUA.
MAGNIFICA ATUAÇAO DE PETER SELLERS, COMO O JARDINEIRO , SEM FALAR EM SHIRLEY MAC LAINE COMO A MILIONARIA, EVE RANDAL, QUE SE APAIXONA POR ELE, E NA MINHA OPINIAO ,O PONTO ALTO DO FILME .E NA CENA EM QUE CHANCE, CONHECE O PRESIDENTE AMERICANO, E COM SUA INOCENÇIA IMPRESSIONA O MESMO ,COM SUAS PALAVRAS SIMPLES, E CURIOSAS.
O filme é tão bom quanto o livro "O Vidiota", de Jerzy Kosinsky. Um homem ingênuo, cuja vida se resume a assistir à TV e a cuidar do jardim da residência de um milionário, é alçado acidentalmente à condição de celebridade. Excelente crítica à sociedade de consumo, com brilhantes desempenhos de Peter Sellers, Shirley MacLaine e Melvyn Douglas.
Este filme e, na minha humilde opiniao, uma obra prima. Pena que muitos nao entenderam assim. Enfim, ai esta a beleza de vivermos em uma democracia. Cada um com a sua visao.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade