Tim Burton declarou que teve a idéia do poema em que O Estranho Mundo de Jack é baseado ao ver uma placa publicitária do Halloween sendo substituída, em uma loja, por uma do Natal.
No poema escrito por Tim Burton os únicos personagens presentes são Jack Skellington, Zero e o Papai Noel. Todos os demais personagens foram criados para o filme.
Burton foi obrigado a passar a direção do filme para Henry Selick devido ao compromisso assumido na direção de Batman - O Retorno (1992)
Este é o primeiro filme de animação a ser inteiramente feito usando a técnica de stop-motion.
O teaser promocional de O Estranho Mundo de Jack anunciava o filme como um produto distribuído pela Walt Disney Pictures. Já o trailer informava que a distribuição era da Touchstone Pictures, divisão do grupo Disney. A mudança foi uma decisão de Michael Eisner, na época CEO da Disney, que considerou o filme "sombrio demais" para ser associado à marca Disney.
Os únicos créditos presentes são o título do filme e os nomes das empresas que o produziram.
O personagem Behemoth é baseado no ator Tor Johnson, que ficou conhecido por suas participações em filmes B. Behemoth é o nome de um monstro descrito na Bíblia, mais especificamente no livro de Jó.
O personagem Oogie Boogie foi inspirado em Cab Calloway, que dublou diversos desenhos animados para a Fleischer Bros.
O ator Patrick Stewart fez a introdução original do filme, declamando o poema original de Burton. O audio pode ser ouvido em sua trilha sonora.
O músico Danny Elfman, famoso por sua participação na banda Oingo Boingo e parceiro de longa data de Tim Burton, fez a voz de canto de Jack Skellington. Chris Sarandon, dublador do personagem, não tinha condições técnicas de executar a tarefa.
O gato do curta Vincent (1982), dirigido por Tim Burton, pode ser visto logo no início de O Estranho Mundo de Jack quando pula no lixo.
Na canção "This is Halloween" o trecho "...tender lumpings everywhere..." é uma referência à canção "Tender Lumplings", composta por Danny Elfman quando ainda integrava a banda Oingo Boingo.
Esta é a terceira aparição do personagem Jack Skellington. As anteriores foram no curtametragem Vincent (1982) e em Os Fantasmas Se Divertem (1988), onde pode ser visto no topo do carrossel de Beetlejuice, já próximo do final do filme.
Foi relançado nos cinemas em 2006, em versão 3D, com distribuição da Walt Disney Pictures;