Tom Cruise, Jim Carrey e Robert Downey Jr. chegaram a ser considerados para o papel principal. Até o rei do pop, Michael Jackson se interessou pela vaga.
Tim Burton chegou a pedir para Robert Smith, vocalista da banda The Cure, compor a trilha sonora de Edward Mãos de Tesoura. O diretor enviou uma cópia do roteiro para o músico, mas Robert estava muito ocupado gravando o disco "Disintegration" e nunca tinha ouvido falar de Burton, então recusou a proposta. Danny Elfman (que também foi vocalista de uma banda popular dos anos 80, o Oingo Boingo) ficou responsável pela função.
O personagem Edward diz apenas 169 palavras ao longo de todo o filme.
Johnny Depp teve de perder aproximadamente 11 kilos para interpretar Edward.
A primeira versão do roteiro abordava a trama de Edward na forma de um musical.
Foi em Edward Mãos de Tesoura que o ator Vincent Price (1911–1993) fez sua última atuação no cinema. Curiosamente, sua participação no filme se encerra com uma cena de morte.
Tim Burton considera Edward Mãos de Tesoura o seu melhor filme.
Está foi a primeira vez em que o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp trabalharam juntos. Eles iniciaram uma grande amizade que dura até hoje e, juntos, realizaram filmes como: Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva-Cadáver (2005), Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), Alice no País das Maravilhas (2010) e Sombras da Noite (2012).
OSCAR
Indicação
Melhor Maquiagem
GLOBO DE OURO
Indicação
Melhor Ator - Comédia/Musical - Johnny Depp