Uma Metáfora sobre a vida.
Viver é, com certeza, uma tarefa desafiadora. Às vezes, para lidarmos com esse desafio, nós, assim como Bastian, o protagonista deste filme, nos embrenhamos em filmes, livros e fantasias, onde podemos ser heróis.
No entanto, ao adentrar em uma pequena livraria, Bastian é seduzido por um livro diferente, com o título "a história sem fim". O livro desperta o seu interesse, mas o dono da livraria lhe um conselho "esse livro não é para covardes".
Mesmo assim, Bastian furta o livro e passa a descobrir sobre os mistérios que o aguarda. Nesse caminho, ele perpassa sobre temas que são universais e atemporais, o "vazio", o medo daquilo que os outros pensam de nós e o que nós pensamos de nós mesmos.
Por fim, entendemos que o título do filme "a história sem fim", não está relacionado com a o fato de que toda história não tem fim ou que se trata de um história sem fim (em seu sentido literal), mas que o fim de toda história, depende da coragem em encararmos a vida não como ela deveria ser, mas como ela é.