O roteiro de Quase Famosos, escrito por Cameron Crowe, foi elaborado usando memórias do próprio Crowe quando escrevia para a Rolling Stone, aos 15 anos de idade, e acompanhou parte da turnê da banda Led Zeppelin.
A cena em que o guitarrista Russell Hammond, interpretado por Billy Crudup, após tomar LSD grita em cima de um telhado "Eu sou um deus dourado" foi protagonizada na verdade por Robert Plant, cantor do Led Zeppelin, no topo de um hotel de Los Angeles.
O personagem interpretado por Philip Seymour Hoffman também existiu na vida real. O crítico Lester Bangs, que faleceu em 1982, é considerado até hoje nos Estados Unidos como um dos papas do jornalismo musical.
Penny Lane, que no filme é interpretada por Kate Hudson, realmente existiu. Ela é inspirada na groupie Bebe Buell, mãe da atriz Liv Tyler. Na época, a jovem foi uma das primeiras paixões de Cameron Crowe em sua juventude.
A banda fictícia Stillwater, que aparece em Quase Famosos, é na verdade uma mistura de três grupos que o diretor Cameron Crowe adorava: Led Zeppelin, Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd.
É o primeiro de dois filmes em que o diretor Cameron Crowe e o ator Patrick Fugit trabalharam juntos. O posterior foi We Bought a Zoo (2011).
Teve sua pré-estréia mundial no Festival de Toronto.
OSCAR
Ganhou
Melhor Roteiro Original
Indicações
Melhor Atriz Coadjuvante - Frances McDormand e Kate Hudson
Melhor Edição
GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Filme - Comédia/Musical
Melhor Atriz Coadjuvante - Kate Hudson
Indicações
Melhor Atriz Coadjuvante - Frances McDormand
Melhor Roteiro