A história do Grupo Opinião, um grupo carioca de teatro criado em 1964 para fazer resistência ao regime militar através de produções artísticas. Considerado a primeira resposta da esquerda à ditadura, o grupo reuniu artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, João do Vale e Millôr Fernandes.
Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind
Críticas AdoroCinema
2,0
Fraco
Memórias do Grupo Opinião
Um objeto difuso
por Bruno Carmelo
Se o espectador procurar por informações sobre o Grupo Opinião, encontrará a data de fundação, logo após o golpe militar, o nome de seus principais membros, a confluência entre teatro e música, as táticas inteligentes para driblar a censura do governo, o nome das principais obras. Muitos destes dados estão salpicados, aqui e acolá, ao longo do documentário Memórias do Grupo Opinião. No entanto, o projeto adota uma metodologia bastante confusa para mergulhar em seu objeto de estudo.No início, é possível crer que o filme esteja fazendo um retrato da ditadura militar, ou da produção cinematográfica da época, com destaque para o Cinema Novo e Glauber Rocha. Fala-se bastante sobre o Centro Popular de Cultura, em quantidade tão expressiva que este parece ser o verdadeiro tema. O diretor Paulo Thiago demora um tempo considerável para apresentar o grupo Opinião e, quando o faz, evidencia a dific
O filme está entre os selecionados para o Festival Mimo de Cinema 2019.
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor-
Ano de produção2019
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 1 curiosidade
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido e Preto & Branco
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade