Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Bertochi Vinicius
1 crítica
Seguir usuário
1,0
Enviada em 19 de agosto de 2023
O filme é ótimo, mas algumas cenas foram cortadas pelo Disney Plus, ao final, durante a partida, quando o gato aparece… ela derrota a rainha… não aparece nada disso
alguns falsos espertos só sabem ver mensagens subliminares subversivas nas obras Disney. literalmente estão pareidolias grotescas e não captam NADA, principalmente no que diz respeito a Alice no País das Maravilhas. o longa de 1951 é um tratado metafórico sobre mecânica quântica e outras realidades paralelas como poucos filmes fizeram e todo mundo acha que o desenho cheio de "coisas sem sentido" só pode estar carregado de mensagens subconscientes negativas.... mas ledo engano! o desenho mostra que através do olho do observador e do pensamento criativo tudo é possível principalmente em outras dimensões. ali tem o experimento de Schrödinger conhecido como "o gato quântico" e a pressa desenfreada do Coelho Branco que tem tudo a ver com o Efeito Zenão de Eléia que fala de parar o decaimento atômico com a constante ansiedade. Disney prestou foi um grande legado à humanidade ao realizar de forma romântica um tratado sobre colapsar onda em partícula que mostra exatamente que o mundo louco para onde Alice vai é a realidade do universo, o que também foi mostrado de forma muito simbólica em Matrix. é uma Obra-Prima!
Alice é um pequeno grande filme. Uma das animações mais criativas dos Estúdios Disney sem sombra de dúvidas. Certamente esse longa foi o que mais capturou com perfeição a essência do livro de Lewis Carroll. O longa é ainda por cima muito a frente do seu tempo, abordando em termos de estilo, elementos surrealistas que só seriam utilizados em larga escala anos depois no cinema. É realmente uma pena que ao criar uma lista das maiores animações da Disney, a maioria das pessoas se esqueça de Alice, que na minha opinião foi uma das maiores obras primas do estúdio.
Nada como assistir um clássico! Ainda mais se for um desenho da Disney. E é incrível ver a perfeição nos traços, mesmo em 1951 (caramba, não sabia que era tão velho assim, para mim, todos eram da minha época, óh doce ilusão.....). Alice, uma garota bocuda, com personalidade forte, inteligente, acima da média das meninas de seu tempo. Presumindo sua idade com o que virá depois (.....mistério lançado.....), Alice tem 5 anos. E com tão poucos anos, ela questiona a mãe, ela canta, ela conversa com a gata, imagina um mundo só dela (seria ela do signo de Áries?), ela é criança. O enredo é cheio de músicas que encantam todas as gerações e me arrisco em dizer que é sobre as manias que temos quando somos pequenos, com curiosidades e arrependimentos. Diversão garantida com as maluquices que acontecem em sua aventura em um suposto "mundo subterrâneo". Tamanha loucura, que por fim, nos é apresentado como um sonho que teve, através de suas vontades após "discutir" com sua mãe. Mas seria mesmo algo de sua mente enquanto dormia (.....mistério dois.....)? Bom, retirem os "pequenos" da sala e vamos agora analisar com olhos de adulto "ligado no Jiraiya". Quantos assuntos sérios apresenta tal animação, hein? E nem é disfarçado. Lógico que quando eu tinha um "olhar mais jovem", eu não percebi, mas hoje fica muito claro que aborda pedofilia (bem sinistro a parte das ostras), uso de drogas (quase toda a hora), a brisa depois de se drogar (o ratinho que só fica "sonolento" mas desperta quando escuta gato e sai correndo, então, não seria o gato a polícia?), preconceito (nas cenas com as flores), loucura da mente humana (dos gêmeos), escravidão do trabalho (coelho) e outros que não consegui decifrar (como o lance dos guardas sendo cartas de baralho, ali tem coisa!). Um trabalho para o público infantil mas que chama a atenção dos velhinhos (como eu). Interessante o momento em que Alice se perde em um floresta escura e como são representados os animais. O roteiro não escapa de erros, mas por se tratar de um mundo maluco, eles "podem" acontecer, pois é tudo uma maluquice mesmo (que gênio!). Não é à toa que tais desenhos da Disney são sucesso de público e critica, pois conquistam crianças e adultos e mesmo assim, com metáforas, apresentam algo mais "sombrio fofs"...
Algumas pessoas simplesmente subestimam esse desenho, mas eu nem poderia conseguir citar o quanto ele foi importante para outros contos, filmes, desenhos e séries animadas. O conto e o desenho da Disney (que o tornou ainda mais conhecido) foram tão influentes que são ainda hoje lembrados e sendo motivo de inspirações. Até em Matrix (1999) existe uma citação de Alice in Wonderland: "Neil, siga a toca do coelho..". Um desenho que atravessou gerações, e não foi por acaso.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade