Minha critica: nota 6,5/10
parabéns a toei a sony e ao diretor Tomek Baginski - tiraram leite de pedra com um orçamento tão baixo. é um filme honesto. o filme realmente tem alma como foi dito.
um roteiro maduro. não é um filme para crianças.
a essência de seiya está lá, é um filme sobre seiya e somente sobre seiya.
no roteiro do filme tem emoção, é linda a mensagem de seiya e o ator é um ótimo seiya, mas faltou o seiya acenar pra nós.
para quem não conhece a serie vai criar curiosidade e vai querer saber mais sobre o universo e vai querer uma continuação.
porém os fãs saudosistas vão ficar chateados, e os fãs antigos como eu que assisti no final dos anos 80 e inicio dos anos 90 e que tem a mente aberta irá entender que nós não somos o publico alvo do filme, porém faltou a direção do filme entender que nós também estamos assistindo ao filme, que somos nós que vamos levar nossos filhos pra ver, e que somos nós que compramos todos os produtos dessa serie. nós que temos entre 25 e 50 anos.
dito isto, alguns acenos para este publico teria feito o filme ter mais cara de saint seiya, seria como se o diretor estivesse dizendo, pessoal eu sei que vocês não são o publico alvo do filme, mas sei que vocês estão ai assistindo, então vou lhes dar alguns fãs services ou acenos - por exemplo, coisas simples que teria feito o filme ter mais cara de saint seiya:
armaduras mais lúdicas ou parecidas com o original (queremos cores, mesmo sabendo que no mundo real soaria ridículo, mas essas também ficaram parecendo alegorias de carnaval): ele até fez a armadura de treino igual e isso é um ponto para o filme, eu me senti acenado naquele momento.
ADOREI A CENA EM QUE ELE VESTE A ARMADURA - FICOU PERFEITA - porém a armadura é feia, ficou real demais. não ficou cósmica.
saint seiya é conhecido pelo seu drama e pela sua trilha sonora marcante, gente cadê a trilha sonora orquestrada? se pelo menos o tema do seiya tivesse tocado, teria sido um lindo aceno para os fãs, mas ao invés disso teve apenas uma leve tentativa, quase imperceptível.
o grito dos nomes dos golpes: a gente sabe que nenhuma pessoa luta gritando nomes de golpes, mas porque não colocar pelo menos uma vez, eu facilmente teria criado uma forma crível dele gritar o meteoro de pegasus (pegasus ryu zen ken) ao menos uma vez, teria sido um lindo aceno.
e muitas outras formas de acenar para nós e "despertar em todos nós os sentidos" queria ter saído do cinema com a sensação de ter despertado o sétimo sentido, mas sai com aquela sensação de ter visto apenas uma leve brisa de saint seiya.
porque cinema se faz com isso, despertar emoções, e saint seiya é pura emoção.
enfim espero que tenha uma continuação e que o projeto de 7 filmes seja concluído, e que a cada etapa acenos sejam feitos para sentirmos que estamos assistindo saint seiya
_________
a única falha de roteiro pra mim é na hora que ele olha pra uma cabeça gigante de Athena flutuando e não se espanta com aquele lugar. eu teria me borrado de medo.