No final da década de 1980, Stan Lee havia considerado um filme/série de TV sobre Shang-Chi e tinha em mente Brandon Lee, filho do astro das artes marciais Bruce Lee, para o papel. Shang-Chi foi visualmente baseado em Bruce Lee, então Brandon parecia uma escolha adequada, mas o plano fracassou.
Simu Liu, quando escalado como Shang-Chi, ja sabia taekwondo, ginástica e Wing Chun. Por seu papel como Mestre de Kung Fu, Liu treinou tai chi, wushu, Muay Thai, pencak silat, Krav Maga, jiu-jitsu, boxe e luta de rua.
Este é o primeiro papel do renomado ator de cinema de Hong Kong Tony Chiu-Wai Leung em um filme americano e seu primeiro papel de língua inglesa, embora ele sempre tenha falado fluentemente.
Meng'er Zhang, atriz que faz a irmã de Shang-Chi, Xialing, conheceu o designer de ação Yung Lee enquanto fazia o filme. Os dois começaram a namorar e quando o filme terminou, eles estavam casados. Para comemorar, Simu Liu levou todos para a Disneylândia enquanto Awkwafina levou todos para o karaokê.
Quando Shang-Chi é convidado a lutar na arena sem camisa, é um aceno para seu quadrinho de estreia, onde ele apareceria sem camisa ao longo de sua primeira temporada de quadrinhos. Isso foi em si uma homenagem aos filmes de Bruce Lee, onde Lee muitas vezes lutava sem camisa.
Uma das lutas no clube da luta de Xialing teve uma luta entre uma das Viúvas que apareceu em Viúva Negra (2021) e um lutador aprimorado com o tratamento extremis de Homem de Ferro 3 (2013).
Simu Liu twittou em dezembro de 2018 sobre pedir à Marvel o papel. Mais tarde, ele retweetou esse tweet original em 20 de julho de 2019, agradecendo a eles.
Os símbolos no logotipo dos Dez Anéis são caracteres chineses: "quan" (autoridade), "li" (poder), "zhuang" (forte), "wei" (extraordinário), "jie" (excelente), "shi" ( influente), "hong" (grande), "xiong" (poderoso), qiang" (força) e "wei" (dominante).
A primeira palavra em inglês não é falada até cerca de 10 minutos do filme.