A trajetória histórica do vírus HIV e da AIDS no imaginário brasileiro, desde a epidemia que tomou o mundo e deixou milhares de vítimas nas décadas de 1980 e 1990, até os dias atuais. Através de entrevistas com médicos, pessoas que vivem com o vírus, ministros, personalidades e representantes de movimentos conscientizadores sobre a epidemia, o diretor André Canto propõe uma reflexão sobre a evolução dos tratamentos e os desafios e estigmas ainda enfrentados por portadores de HIV.
Críticas AdoroCinema
3,5
Bom
Carta para Além dos Muros
Estigma que permanece
por Barbara Demerov
Em tempos que a precisão de informações e o resgate das mesmas no dia a dia se mostram necessários para que as pessoas tenham mais discernimento perante a temas de alta relevância humanitária, é importante termos ao alcance documentários como este. Carta para Além dos Muros traz um panorama cronológico extenso no que se diz respeito ao HIV e a AIDS no Brasil, assim como sua fama e anonimato quase que simultâneos, embora se estenda em reflexões dentro de alguns tópicos de contexto mais amplo.Contando com uma grande variedade de fontes (chegam a ser aproximadamente 30 vozes que conhecem a AIDS à sua maneira) que vai desde Drauzio Varella, Lucinha Araújo (mãe de Cazuza) até a dermatologista Valéria Petri (a primeira profissional a diagnosticar a AIDS no Brasil), o filme de André Canto consegue administrar bem o tanto de informações que tem em mãos. Partindo do início, da epidemia que chega
Excelente documentário sobre a trajetória do HIV/AIDS no Brasil, relatado por diversas vozes, que viveram a epidemia em seu auge e desconhecimento. Muito bem relatado, organizado e explanado, temos um trabalho ímpar e com total objetividade. Em um mundo de fáceis e duvidosas informações, este deveria ser de obrigatoriedade. A riqueza de informações é emocionante, profunda.
Crismika
1.098 seguidores
510 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 9 de dezembro de 2019
O filme é bastante explicativo através dos depoimentos de pessoas que vivem com o HIV e também de especialistas em diversas áreas. Vale a pena assistir para entender como é a trajetória dessa doença que ainda é um tabu para muitas pessoas.
Jordana Kelly
1 crítica
Seguir usuário
5,0
Enviada em 18 de maio de 2020
Um documentário extremamente informativo e impactante, além de inegavelmente necessário. Traz à luz a realidade do período em que a doença chega ao Brasil, mostrando também todo o estigma gerado em torno desta questão que é tida como tabu até os dias atuais.
Dayane Santos
1 crítica
Seguir usuário
5,0
Enviada em 28 de dezembro de 2019
Documentário fantástico, riqueza de detalhes e sensibilidade. Impossível não se emocionar. Indico de olhos fechados.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade