Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cineweb
por Neusa Barbosa
Moretti realiza seu próprio exercício de tolerância, deixando [os militares] desfiar os habituais chavões de que “apenas cumpriram ordens” e que teriam havido “desvios”, mas não uma política de estado centrada no medo e na morte.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Folha de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
O que aconteceu a este país, pergunta-se Moretti, capaz agora de eleger extremistas e discriminar imigrantes? Esse parece ser o sentido profundo desse belo e inspirador filme.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Susana Schild
Mesmo sem a contundência de “Nostalgia da Luz” (de Patricio Guzmán), por exemplo, “Santiago, Itália” se justifica como mais uma revisão de um passado ao mesmo tempo tão distante e tão próximo.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Télérama
por Mathilde Blottière
Sob o olhar generoso do autor de "Caro Diário", artistas, empresários, trabalhadores, advogados, professores e diplomatas compartilham suas lembranças. [...] Estas palavras, pessoais e cheias de emoção, conferem vida e carne à epopeia militante.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
O caráter cíclico da políticas conduzidas pelas elites e, concomitantemente, a tradição italiana de combate ao autoritarismo e a solidariedade aos desvalidos são deflagrados.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
Um documentário despojado, que se baseia em cabeças falantes e poucos materiais de arquivo, dividido em blocos estanques. [...] Mui italianamente, o aspecto emocional termina por se sobrepor a uma análise mais contextualizada. A gratidão dos exilados pinta um quadro róseo de uma Itália acolhedora.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
Critikat.com
por Sylvain Blandy
O filme termina exatamente como começou, com uma constatação de soterramento numa sociedade italiana atomizada, onde o individualismo substituiu a solidariedade entre trabalhadores.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
A grande atração, é claro, é que "Santiago, Itália" é escrito e dirigido pelo politicamente perspicaz Nanni Moretti, que pode ser considerado para abordar qualquer assunto a partir de um ângulo não convencional e instigante.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cineweb
Moretti realiza seu próprio exercício de tolerância, deixando [os militares] desfiar os habituais chavões de que “apenas cumpriram ordens” e que teriam havido “desvios”, mas não uma política de estado centrada no medo e na morte.
Folha de São Paulo
O que aconteceu a este país, pergunta-se Moretti, capaz agora de eleger extremistas e discriminar imigrantes? Esse parece ser o sentido profundo desse belo e inspirador filme.
O Globo
Mesmo sem a contundência de “Nostalgia da Luz” (de Patricio Guzmán), por exemplo, “Santiago, Itália” se justifica como mais uma revisão de um passado ao mesmo tempo tão distante e tão próximo.
Télérama
Sob o olhar generoso do autor de "Caro Diário", artistas, empresários, trabalhadores, advogados, professores e diplomatas compartilham suas lembranças. [...] Estas palavras, pessoais e cheias de emoção, conferem vida e carne à epopeia militante.
Papo de Cinema
O caráter cíclico da políticas conduzidas pelas elites e, concomitantemente, a tradição italiana de combate ao autoritarismo e a solidariedade aos desvalidos são deflagrados.
Carmattos
Um documentário despojado, que se baseia em cabeças falantes e poucos materiais de arquivo, dividido em blocos estanques. [...] Mui italianamente, o aspecto emocional termina por se sobrepor a uma análise mais contextualizada. A gratidão dos exilados pinta um quadro róseo de uma Itália acolhedora.
Critikat.com
O filme termina exatamente como começou, com uma constatação de soterramento numa sociedade italiana atomizada, onde o individualismo substituiu a solidariedade entre trabalhadores.
The Hollywood Reporter
A grande atração, é claro, é que "Santiago, Itália" é escrito e dirigido pelo politicamente perspicaz Nanni Moretti, que pode ser considerado para abordar qualquer assunto a partir de um ângulo não convencional e instigante.