Entre o ser e o não ser
por Barbara DemerovEm meio à Cidade da Guatemala vive um jovem chamado José, que tenta continuadamente se encontrar como indivíduo entre trabalho e vida caseira. Mas em boa parte de sua história ele ainda é um coadjuvante, pois mesmo querendo se impor, tem medo do preconceito da família e da sociedade por ser homossexual.
José tem como protagonista um rapaz quieto e isolado que tenta sair um pouco destes padrões quando se sente livre em cômodos pequenos de hoteis com diferentes homens. Contudo, quando conhece Luis, sua vida recebe um brilho de fora - tanto o originado de uma forte paixão como também o brilho que representa a chance de ser sincero de dentro para fora. O isolamento continua fazendo parte de sua essência, mas com Luis também se estabelece uma ligação forte e diferente, que faz com que José colecione novas percepções da vida.
A repressão que José vive por questões de fora (pela mãe e pelo chefe) não é tão latente quanto aquela que conduz a si próprio. O medo e a confusão de ser "descoberto" se alia à vontade de continuar na cidade onde está, principalmente pela familiaridade que possui. Ao mesmo tempo em que sente a energia e o vigor de conquistar uma realidade nova, ele sabe que seu relacionamento com Luis o ajudará a se entender consigo mesmo.
Tantas emoções e tantos pensamentos são transmitidos com franqueza pelo ator Enrique Salanic, até mesmo quando ele não diz nenhuma palavra. Tanto a organização quanto a desorganização mental pela qual o protagonista passa no decorrer da narrativa são exibidas com uma simplicidade delicada. Em especial, há duas cenas que mostram a mesma situação com diferentes finalidades: a primeira, José organiza o trânsito enquanto acena para as pessoas irem comer em seu restaurante; a segunda, vemos o garoto parado no meio da caótica rua enquanto os carros se aglomeram cada vez mais.
José é um filme sensível e autêntico que divaga pelos percalços de um jovem convivendo com o medo e a vontade de viver uma vida que não seja nada além do que a sua. Se são poucos os momentos que podemos ver José mergulhando em seus pensamentos através de olhares e gestos, ao menos eles são genuinamente sinceros.