Volta James Cameron, PELO AMOR DE DEUS!!!
O EXTERMINADOR DO FUTURO 3 - A REBELIÃO DAS MÁQUINAS (Terminator 3: Rise of the Machines
Depois das geniais obras-primas de Cameron (T1 e T2), a produtora Carolco Pictures declarou falência, sendo dividido os direitos de Exterminador do Futuro entre os antigos donos da produtora. Cameron e a 20th Century Fox até demonstraram um certo interesse em partes dos direitos do filme, mas por fim, eles decidiram ficar de fora do leilão do que restou da produtora. Parece que Cameron estava com receio de participar daquele leilão (que muitos diziam ser muito caro e visto como um fracasso), pelo fato de ocorrer em outubro de 1997, sendo que em dezembro daquele mesmo ano estrearia uma de suas maiores obras-primas - TITANIC!
12 anos depois de T2, estreava nos cinemas um novo Exterminador do Futuro, sem Cameron é claro, o que sem dúvidas, era uma receita para o fracasso. T3 foi o típico filme feito unicamente para render milhões, por usar um nome muito conceituado no passado e a ´talvez`vontade dos fãs por uma sequência. Se tratando de bilheterias, o longa obteve um retorno fenomenal, com uma aplicação de 170 milhões e um saldo de 433 milhões. Porém, se a bilheteria foi um sucesso milionário, a aceitação do público com o novo roteiro e os novos personagens, já não foi o sucesso esperado.
Eu assisti O EXTERMINADOR DO FUTURO 3 na época da estreia e assistindo novamente hoje, fico com a certeza que foi um filme totalmente desnecessário e que realmente deveriam ter parado no segundo, o que pra mim teve um belo fechamento da história. É bem óbvio que a cartada da nova produtora em criar um novo Exterminador do Futuro 12 anos depois era bem arriscado, ainda mais sem contar com o mestre James Cameron na direção, o que pra mim, já era um motivo plausível pra desistência.
O EXTERMINADOR DO FUTURO 3 não é bom (mantenho a mesma opinião de 2003). É um filme totalmente bagunçado e fora de ritmo. Até tentaram montar um bom roteiro, que se passava anos após os acontecimentos de T1 e T2 (o que eu achava que iria funcionar), mas infelizmente o roteiro não funcionou. Parece uma recolagem de cenas, em que apresenta uma história já contada em T2, só que dessa vez, com John Connor já crescido e uma vilã atualizada do metal liquido (o que é péssimo). A falta do criador dos personagens originais (Cameron) é sentida em cada cena apresentada. O diretor Jonathan Mostow (A Última Casa Da Rua, ruim por sinal) está totalmente perdido em T3, é nítido o quanto a sua falta de experiência interfere direto no filme, juntamente com os roteiristas.
Arnold Schwarzenegger mantém a sua pose característica de foda, mas é notável o quanto ele sofre em T3. Até a sua atuação (que por sinal é magistral nos dois primeiros) está sofrível, não tem uma cena clássica e memorável (como anteriormente). Mas se tratando de Schwarzenegger e Exterminador do Futuro, eu sempre vou achar fantástico (mesmo em T3).
Tirando o grande Arnold, que tentou levar nas costas o seu personagem - Todos os outros atores não foram bem (sem nenhuma exceção).
Nick Stahl como John Connor não funcionou em nenhuma cena. Achei seu personagem mal interpretado e frio, em que não se criava nenhuma empatia (como foi com John Connor em T2). Uma pena que o ator Edward Furlong estava com problemas relacionados à drogas, porque inicialmente, ele iria reprisar o seu papel de John Connor.
Claire Danes foi introduzida no roteiro pra nada, sua personagem Kate Brewster é bem fraca. Uma atuação totalmente perdida, fria e sem emoção, um pena, porque me parecia bem promissora. A vilã T-X, que inicialmente seria um papel masculino e que eu acho que realmente deveria ter sido (sem nenhum machismo, apenas uma visão de personagem), também não funcionou. Kristanna Loken não esteve bem na personagem T-X, não conseguiu destaque em nenhuma cena, seu ar de superior e fodona não me convenceu. Mesmo sendo uma android, ela não conseguiu cativar e chamar atenção, e não é porque ela é uma máquina sem sentimentos, que ela não poderia ter sido pelo menos notável - O que falar do saudoso T-1000? Simplesmente icônico.
Realmente eu fiquei decepcionado com EXTERMINADOR DO FUTURO 3. Um longa que não agregou em nada e não apresentou nenhuma evolução notável quanto aos seus anteriores. Não inovou nem nos efeitos especiais de metal liquido utilizados na vilã, o que se mostrava inferior ao nível do T2, e olha que estamos falando de um filme de 1991. Não esperava um filme épico, como foi os anteriores, mas pelo menos que viesse a se tornar saudoso.
Sarah Connor, saudades eternas!!!