Minha conta
    A Última Abolição
    Média
    3,2
    12 notas
    Você assistiu A Última Abolição ?

    4 Críticas do usuário

    5
    1 crítica
    4
    3 críticas
    3
    0 crítica
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

    708 seguidores 335 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 28 de novembro de 2024
    O documentário A Última Abolição, dirigido por Alice Gomes, busca refletir sobre as consequências da escravidão e como elas ainda ressoam na sociedade brasileira. O filme é um esforço pedagógico, com foco na conscientização sobre o racismo estrutural, usando uma abordagem informativa e acessível, com depoimentos e imagens históricas para revelar o impacto contínuo da escravidão. É uma obra que propõe um debate urgente sobre a negritude e a luta pela emancipação do corpo negro, temas que permanecem extremamente atuais no Brasil.

    A diretora, em seu primeiro trabalho como cineasta, acertou ao escolher um formato que atenda tanto a públicos mais amplos quanto mais acadêmicos. O uso de entrevistas e colagens imagéticas traz uma linguagem educativa, apesar de, em alguns momentos, o ritmo intenso das informações gerar uma sensação de caos. Isso, porém, pode ser interpretado como uma escolha formal, refletindo a complexidade do tema.

    O filme também se destaca pela produção cuidadosa, com um trabalho intenso de pesquisa e a colaboração de figuras como Luciana Barreto, que conduziu as entrevistas, respeitando o "lugar de fala". O documentário se destina a ser uma "aula sobre o Brasil", cobrindo temas como o racismo, a desigualdade social e a resistência negra, com a intenção de desmistificar a ideia de que o Brasil vive em uma sociedade sem racismo.

    Em resumo, A Última Abolição é uma obra relevante e necessária, que contribui para a educação e reflexão sobre um dos maiores problemas históricos do Brasil. Embora sua forma não seja perfeita para todos os espectadores, o filme cumpre sua missão de expor uma verdade desconfortável de forma clara e impactante.
    Gerson de Souza Baptista
    Gerson de Souza Baptista

    2 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 15 de maio de 2020
    Um mergulho bem feito em uma das grandes mazelas de nossa atual sociedade. Toca com muita propriedade em pontos pouco discutidos.
    Cristiane B
    Cristiane B

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 18 de novembro de 2018
    O documentário aborda o tema de forma singular ao explorar fatos não contidos na história oficial. Esclarecedor, traz à luz um tema ainda atual, quando faz a ponte com o quotidiano vivido pela população negra das periferias e favelas do país. A desigualdade histórica renegada pela classe dominante foi o pano de fundo perfeito para construir a narrativa dessa agenda, ainda urgente. Não aponta caminhos, mas dá um norte para o enfrentamento do problema.
    Hermínia H
    Hermínia H

    1 crítica Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 28 de outubro de 2018
    Achei o documentário muito pertinente ao atual momento político que estamos vivenciando de maneira tão tensa e polarizada. Muito bacana ouvir o depoimento de vários intelectuais afrodescendentes e conhecer um pouco sobre a participação de pessoas comuns, pouco ou quase nunca mencionadas nos relatos dos livros de História oficiais, que participaram da luta e dos anseios pelo fim da escravidão. Vale muito a pena assistir e se possível, levar como acompanhante, aquele seu amigo ou familiar que parece ter faltado à todas as aulas de História e utilizam como canal de informação apenas as redes sociais e aplicativos de mensagem.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top