Uma exploração sobre o desaparecimento de inúmeras pessoas durante a Guerra Civil do Líbano, que ocorrida entre 1975 e 1990, gera impacto até os dias de hoje. O diretor Ghassan Halwani passa por diversas camadas de história libanesa, sem medo do intenso teor político do tópico, para dar voz a pessoas que foram literalmente apagadas e às famílias dos desaparecidos, que nunca encontraram os corpos de seus entes queridos.
Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind
Críticas AdoroCinema
4,5
Ótimo
A Memória da Guerra Civil no Líbano
A desumanização
por Bruno Carmelo
Uma fotografia em preto e branco de um terreno baldio. A fumaça ao fundo parece vinda de uma explosão. Em primeiro plano, um elemento estranho flutua no ar, o que depois descobrimos se tratar de um chapéu. Em off, o diretor Ghassan Halwani explica ter removido digitalmente o homem que portava o chapéu, e estava sendo espancado por dois policiais. “Você pode descrever a imagem original?”, ele pede ao fotógrafo, também em off. O artista fala sobre a expressão de dor da vítima, a brutalidade no rosto dos policiais. Enquanto isso, o espectador ainda observa o terreno baldio, vazio, e o chapéu flutuante. Jamais veremos a fotografia completa, apesar de sermos convidados a imaginar os seres humanos ali presentes.A Memória da Guerra Civil no Líbano (ou “Apagados, a Ascensão do Invisível” no título internacional) se dedica a representar o irrepresentável: a invisibilidade de tantas pessoas desapa
Ler a crítica
Trailer
A Memória da Guerra Civil no Líbano Trailer Original
Exibido no Brasil pela primeira vez durante a 14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, em agosto de 2019.
Detalhes técnicos
Nacionalidade Líbano
Distribuidor-
Ano de produção2018
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 1 curiosidade
Orçamento-
Idiomas
ARABIC, Inglês
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade