Enquanto prepara-se para expor suas obras e receber uma grande homenagem na 32ª Bienal de Arte de São Paulo, o consagrado artista Frans Krajcberg desabafa sobre a implacável luta que foi a sua vida. Da Segunda Guerra Mundial até grandes queimadas na Amazônia, Frans remonta quatro décadas da sua vida marcadas por manifestações artísticas e dificuldades extremas.
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
Frans Krajcberg: Manifesto
Ensaio sobre a lucidez
por Bruno Carmelo
Dentro de sua casa, Frans Krajcberg comenta com a diretora Regina Jehá que infelizmente não vai a todas as exposições de suas obras. O motivo? Os médicos não o autorizaram, devido aos 95 anos de idade. Mesmo assim, se dependesse dele, o artista viajaria. Este projeto transparece a profunda lucidez artística e política de um homem em fim de vida, mas que mantém seu discurso a favor da ecologia e em defesa de uma arte questionadora, menos comercial. “O meu desejo é a saúde do planeta”, afirma. Em outro momento, completa: “A vida é a natureza”.Frans Krajcberg: Manifesto se constrói como um filme-testamento. Falecido em novembro de 2017, o artista relutou em conversar com a diretora, mas aceitou traçar um breve panorama de sua vida, em suas próprias palavras. Apesar do corpo frágil e da fala extremamente debilitada, ele relembra a morte de toda a sua família na Polônia, o exílio no Brasil, a
Selecionado para a mostra "A Arte da Vida", no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Mostra de São Paulo
O filme é um dos selecionados para a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor-
Ano de produção2018
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade