Artista plástico, desenhista, pintor, escultor, arquiteto e professor, Nelson Felix é um artista reconhecido internacionalmente, levando suas exposições para o mundo inteiro. Seu último trabalho da série “O Método Poético para Descontrole de Localidade”, iniciado em 1984, tem como ponto de partida o poema “Um lance de dados jamais abolirá ao acaso”, de Mallarmé. Enquanto ele aponta e problematiza seus próprios limites, constrói-se um retrato de seu processo criativo, adentrando a dimensão reflexiva da obra de arte.
Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Nelson Felix - Método Poético para Descontrole de Localidade
A arte no espaço-tempo
por Bruno Carmelo
Para dialogar com o trabalho do artista plástico Nelson Felix, o diretor Cristiano Burlan encontrou uma estrutura bastante peculiar. Não espere encontrar um relato detalhado das obras, um apanhado do percurso histórico, nem elementos da vida pessoal. O que interessa, neste projeto, é o modo como o artista pensa, como surgem as suas criações. O que leva Nelson a percorrer os quatro cantos do mundo, despejando dados? Como ele enxerga a liberdade criativa, a prática da poesia? Estamos essencialmente no domínio das ideias.É interessante que o artista explore em suas concepções concretas e teóricas dois elementos indispensáveis ao cinema: o espaço e o tempo. Alguns de seus trabalhos levaram décadas para ser concluídos, exigindo deslocamentos ao redor do globo. Para representar estas dilatações, Burlan brinca com o próprio material cinematográfico. Ele cria cenas longas e dilatadas dentro de u
Ler a crítica
Trailer
Nelson Felix – Método Poético para Descontrole de Localidade Teaser Oficial
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade