Um Lugar Silencioso - Parte II
    Você assistiu Um Lugar Silencioso - Parte II ?

Billy Joy
    Billy Joy

Enviada em 29 de setembro de 2021
    Tal qual em seu filme antecessor, a narrativa de Um Lugar Silencioso: Parte II progride através do senso de sobrevivência de seus personagens. Contudo, se lá esse universo era essencialmente centrado no sobreviver, aqui há um sentimento de urgência na necessidade de vencer a ameaça em um nível que vá além do núcleo familiar. É através dessa mudança, encadeada pelos eventos que encerram o primeiro filme, que o diretor John Krasinski articula um dinamismo maior para essa sequência.

É como se todo o eixo de ação se invertesse aqui: da ação centralizada em um local, ameaçado no seu entorno pelos monstros, passamos à progressão destes personagens no sentido de um lugar melhor. O embate com a ameaça aqui se dá de modo mais frontal e necessário. E o que de fato faz com que essa Parte II se concretize cinematograficamente como uma mudança no curso das ações, e não somente um apêndice de seu antecessor, é uma rigorosa decupagem, muito bem aliada ao paralelismo da montagem em momentos climáticos.

De modo geral, chama a atenção como o filme consegue se manter dentro do seu eixo e nunca abre mão de ir direto ao ponto. O próprio final parece abrupto, no sentido de que poderia se esperar uma espécie de epílogo pós-tensão, mas nada que não sirva primariamente às situações que encadeiam a ação do filme parecem interessar a Krasinski. Isso fica evidente desde sua sequência inicial, quando um travelling acompanha os personagens de modo a pontuar a tensão para a chegada dos monstros.

O filme se apoia especialmente na montagem paralela para envolver o espectador, um recurso muito utilizado no cinema de ação e terror, e em muitos casos de modo genérico. Aqui, longe de ter esse problema, a montagem faz com que as duas sequências finais do filme pareçam organicamente emendadas dentro dessa ideia de paralelismo.

Krasinski utiliza diferentes recursos para imprimir um dinamismo que, ao invés de desconectar, aproxima cenas que se dão em locais distantes entre si. Por vezes, isso se dá através de algum elemento presente em ambos os cenários, como o fogo. Em outros momentos, e de modo ainda mais interessante, essa transição se dá através do enquadramento em si: um personagem olha para um espaço em off, e esse corte se dá para outro cenário, utilizando um princípio de continuidade impossível em termos de espaço cênico, mas inventivo ao conferir fluidez à ação. De modo complementar, o diretor também se aproveita de movimentos de câmera, como a pan ou o travelling para conectar essas cenas.

Com isso, de filme-sequência que busca transitar no sucesso comercial que foi seu antecessor, Um Lugar Silencioso: Parte II alcança um status de aprimoramento cinematográfico, numa visível evolução de Krasinski no domínio de sua mise-en-scène. Quase um slasher em seu modo de tratar o embate entre forças (a cena do monstro chegando à ilha de barco é um ótimo exemplo de recurso desse gênero), o filme assume de vez um compromisso pela tensão do impossível, num crescente de situações que se emendam e parecem não sobreviver de modo independente, muito menos fora do espetacular que é a tela grande e o som de cinema.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 23 de setembro de 2021
    Sequência mantém o ótimo nível do primeiro filme com muita tensão, ótima direção e atuações muito sólidas. Muito bom.
    alexandrors@hotmail.com.br
    alexandrors@hotmail.com.br

Enviada em 21 de setembro de 2021
    Filme bom, faz jus ao primeiro, podem assistir sem medo de errar,os dois filmes tem o mesmo grau no quesito bom.
    Eber
    Eber

Enviada em 5 de setembro de 2021
    A sequência acrescenta dados construtivos a história mostrada no primeiro. Há personagens importantes, um enredo interessante, mas o roteiro não se sustenta. Há margem pra dúvidas, cenas desnecessárias ou questionáveis e, na metade final, parece andar em círculos sem construir algo significativo.
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 5 de setembro de 2021
    O filme possui bons momentos de tensão e suspense, consegue criar uma boa ambientação e atmosfera que faz realmente os monstros serem temidos a cada aparição. Os efeitos especiais também são competentes e boas atuações dos atores. Todavia, esse segundo filme eu esperava outra coisa, esperava um combate direto entre os humanos e os monstros, haja vista que eles, teoricamente, já tinham descoberto o ponto fraco dos monstros e como combatê-los. Enfim... Ambos os filmes são muito bons, mas nada excepcional.
    lucasmag
    lucasmag

Enviada em 5 de setembro de 2021
    Pegaram a receita de um filme com uma trama diferente que deu muito certo e aprimoraram no segundo filme, tornando-o mais intenso e empolgante que o primeiro.
    Matheus Garcia
    Matheus Garcia

Enviada em 19 de agosto de 2021
    Filme sem nexo. não tem fim, não tem suspense, não tem absolutamente nada de bom. minha namorada desperdiçou 1 hora e 30 minutos da minha vida.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 13 de agosto de 2021
    “Um lugar silencioso 2” é um bela continuação, num cinema atual cheio de Blockbusters genéricos o filme dirigido por John Krasinski mostra novamente um identidade própria, que até segue um certo arco padrão de desenvolvimento de personagem, porém tem ramificações inesperadas e principalmente, uma bela identidade visual muito própria, o designer facial dos “monstros” lembra muito o jogo The Last Of Us e o seu corpo físico é algo assustador, eles são visualmente mais explorados no segundo filme, porem sem ser forçado, e suas aparições sempre são seguidas de uma enorme tensão, o diretor consegue transmitir a incapacidade física dos seres humanos perante as criaturas.
    Outro fato interessante é como Krasinski conseguiu transformar esse segundo filme em um segundo ato gigante, aqui não temos um inicio e nem um fim, temos apenas um desenvolvimento de uma historia em seguimento, isso é legal, é claro, a criação de uma trilogia é obvia, e é interessante a proposta de fazer da mesma uma perfeita divisão de atos entre os filme, o único detalhe que foge dessa proposta é os primeiros 10 minutos que mostra como tudo começou, temos uma pequena pincelada da origem das criaturas, e é muito bom como essa origem não é mastigada e nem explicada para o telespectador, a adição do novo personagem Emmett (Cilian Murphy) é boa, mas não supera o personagem do próprio John Krasinski (Lee), que alias paira o filme e sentimos muito a sua falta, outro ponto de roteiro é que eu esperava um pouco mais da personagem da Emily Blunt que tem um arco ótimo no primeiro e agora no segundo faz um plot secundário, em compensação a personagem surda de Millicent continua ótima.
    As atuações são boas, o maior destaque para mim é a atriz Millicent Simmonds, que tem um texto difícil mas entrega demais, Emily Blunt também faz uma boa atuação, Cilian Murphy apesar de ser um ótimo ator faz uma atuação um pouco apagada.
    Os primeiros 10 minutos são incríveis, temos uma construção magnifica, intercalando diversos artifícios técnicos para compor as cenas de ação, o visual e a fotografia são ótimos, a trilha sonora é boa (apesar de não ser tão bem usada), a maquiagem também funciona bem, enfim, todo o designer de produção é ótimo e bem autoral.
    “Um lugar silencioso 2” perde um pouco a essência do seu antecessor, mas continua uma ótima sequencia, temos duas cenas desnecessária, e alguns usos péssimos de jump scare, porém o filme cumpre sua função, mostrando uma maturidade cinematográfica e bem autoral, é um filme tenso, porém divertido e fluido e ficamos ansiosos pela trilogia. 7,5/10.
    Caca L.
    Caca L.

Enviada em 13 de agosto de 2021
    Filme bom, com ótimos efeitos sonoros / visuais. Roteiro buscou explorar mais a questão da presença das criaturas em cenas muito bem boladas de tensão e correria..

Elenco se destaca deixando muito bem a marca da personalidade de cada um. O final deixa ao espectador um gosto de "quero mais" já abrindo brechas pra um possível desfecho numa 3ª parte.

Em linhas gerais um bom filme que deu uma dimensão da possível expansão da franquia.

Parabéns Krasinski, parabéns a todos.
    Marcos Silva
    Marcos Silva

Enviada em 11 de agosto de 2021
    Esse filme está simplesmente incrível, os erros que o filme possuí são invisíveis, pelo fato do filme ter uma trama muito interessante e conseguir deixar o telespectador conectado na trama, não tem como falar que esse filme é ruim, a única coisa que incomoda no filme é que as criaturas que são pouco explicadas, não que isso estrague a experiência do filme, mas era algo que queríamos explicação, aqui nesse filme nós vemos muito pouco sobre a chegada delas na terra, então fecho esse filme como um filme bom, pelo fato de todos os pontos bons que ele possuí