Agora com a inclusão do ótimo Cillian Murphy temos aqui mais um grande filme dessa franquia que veio pra ficar e se rotular com um dos melhores do ano com um pegada diferente e menos peculiar. Roteiro é ótimo e a trilha idem. Muito bem filmado e dirigido, uma pequena ressalva para alguns detalhes de técnicos que poderiam ter uma roupagem melhor, mas que não tira o brilho de um dos melhores filmes de 2021.
É um filme competente, com a mesma pegada do primeiro, praticamente com a mesma duração, porém menos silencioso. Gostei que mostrou pelo pelos o início de como tudo ocorreu. Emily Blunt, assim como as crianças, muito bem em cena.
O sequência do filme Um Lugar Silencioso tinha uma grande responsabilidade de manter a excelência do primeiro, mas com um roteiro muito bem amarrado, conseguiu o mesmo sucesso, explicando até como tudo começou, não trazendo novidades na história, mas a execução continuou impecável com grandes sustos e aquele terror psicológico que não nos deixa nem respirar para não fazer barulho., mantendo a sequência natural da história e claro deixando a brecha para o terceiro filme. SUPER RECOMENDO!!!
Gostei do filme. Continua com a mesmo pegada de suspense e terror do primeiro filme, porém senti que teve um roteiro um pouco abaixo. Mais uma vez, Emily Blunt e as crianças estão ótimas em suas cenas. Gostei também porque mostrou o início de como tudo aconteceu. Em suma, recomendo conhecerem.
Um Lugar Silencioso - Parte II (A Quiet Place Part II)
Um Lugar Silencioso foi um filme de terror/suspense que mais se destacou em 2018, sendo considerado um dos melhores filmes desse gênero dos últimos tempos (pra mim um dos melhores filmes do ano de 2018).
O primeiro filme é sensacional, John Krasinski dirigi e roteiriza um longa que chega a beirar a perfeição. O clima de tensão, suspense, terror psicológico, com ambientes claustrofóbicos que te obrigava a viver em extremo silêncio se comunicando apenas por sinais, é a coisa mais magnífica que eu já assisti em um filme desse gênero. Com o tamanho sucesso de críticas que Krasinski obteve, seria mais do que lógico uma continuação.
Um Lugar Silencioso - Parte II já se inicia nos apresentando (ou pelo menos tentando explicar) como seu deu a origem das criaturas, e até mesmo como era a vida antes delas aparecerem. Foi um ponto positivo que eu destaquei no roteiro do primeiro longa, em ser um roteiro mais direto e não perder tempo tentando explicar, ou até mesmo mostrar, como as criaturas surgiram e chegaram até o nosso planeta. Talvez no primeiro filme realmente não tivesse uma necessidade de acrescentar esta parte, e talvez nesse segundo se deu unicamente para o encaixe na história do personagem Emmett (Cillian Murphy).
O segundo longa de Krasinski continua com aquele clima de tensão e medo que esteve muito bem inserido no primeiro filme (não na mesma proporção). Todo os percursos e acontecimentos que ocorrem com a família Abbott está inserido naquele cenário pós-apocalíptico, que necessariamente transcende a angustia e a agonia. O filme continua te obrigando a assistir em um completo silêncio, continua te deixando tenso em cada cena apresentada. Com os maiores destaques para edição/mixagem de som, que assim como no filme anterior, também nos impressiona com a riqueza de detalhes que podemos captar com o som em diversas formas. A ambientação claustrofóbica está bem inserida, assim como a fotografia que se destaca muito bem, principalmente nas partes noturnas. A trilha sonora de Marco Beltrami está ok, apesar de achar que o trabalho que ele apresentou no primeiro esteve melhor encaixado.
Apesar de Um Lugar Silencioso - Parte II continuar naquele clima de tensão, ele perde muito a sua essência em relação ao primeiro. Eu achei que este segundo sai um pouco do suspense e parte para a ação, o que definitivamente me incomodou. Assim como está muito claro a enorme falta que fez o personagem Lee, de John Krasinski, para o roteiro (devido os seus acontecimentos no primeiro filme). Outra coisa que me incomodou neste segundo filme foi este 'novo tipo de ameaças' que eles tiveram que enfrentar ao longo do caminho.
Assim como no primeiro, Emily Blunt é o maior destaque do longa, novamente ela nos apresenta mais uma bela atuação. Cillian Murphy é a mais nova adição do roteiro e ele entrega um personagem enigmático e misterioso que funciona muito bem (apesar de me soar como um substituto para o lugar de Krasinski). Também vale ressaltar a jovem Millicent Simmonds, que neste segundo longa tem mais protagonismo e mais tempo de tela, conseguindo desenvolver muito mais a sua personagem e nos mostrar todo o seu talento na arte de atuar. A atriz Millicent Simmonds é portadora de deficiência auditiva na vida real.
Ao que tudo indica John Krasinski quer expandir o universo de 'Um Lugar Silencioso' para um possível spin-off da franquia. Acho até que se deve a isto o fato de logo ao início desse segundo filme ele querer mostrar o surgimento das criaturas. Eu particularmente não sei se este caminho vai dar certo. Um Lugar Silencioso - Parte II não é um fiasco e nem um filme ruim, mas pra mim é muito claro que ele está completamente abaixo do primeiro. Se no primeiro fomos surpreendidos por todo aquele clima de tensão e suspense, aqui isso não acontece na mesma proporção (na verdade eu senti até falta). Pra mim faltou mais imersão no terror/suspense, a direção que o longa seguiu e decidiu adotar me frustrou um pouco. O primeiro é praticamente uma obra-prima, já este segundo deixa um pouco a desejar. [05/07/2021]
Desde o lançamento da parte 1, alguns outros filmes exploraram a diegese que simula a surdez. Uns o fizeram muito bem, outros foram um desastre. Mas após voltar à direção sensitiva de Krasinski, dá pra notar os detalhes que fazem os filmes dessa série serem mais imersivos.
Tudo é muito calculado e preciso, desde os momentos que alternam a perspectiva auditiva até a criação das situações mais desesperadoras possíveis, em que tudo o que você precisa é gritar! Mas não pode...
Voltar aos cinemas e ter filmes assim, divertidos e impressionantes, é tudo que o cinéfilo quer.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade