Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Télérama
por Jacques Morice
Leve, barroco e criativo, "Verão" nos faz descobrir uma nova onda do rock prestes a emergir. Uma formidável corrente de energia, de ebulição criativa que carrega consigo a premissa de uma mudança política.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cineweb
por Neusa Barbosa
Essa liberdade de reimaginar, visualmente, passagens de uma história calcada em fatos reais afasta o trabalho de Serebrennikov de uma proposta muito documental, sintonizando mais na liberdade sensorial, sensual, de atitude e pensamento que caracteriza a própria juventude.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
"Verão" é deslumbrante, e se baseia numa história real. Reconstitui os anos do rock, durante a perestroika, quando Mikhail Gorbachev começou a abrir a (antiga) URSS, e o regime comunista entrou em colapso.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
Com uma estética de videoclipe dos anos 1980, intervalos musicais interrompem o fluxo narrativo. [...] Um dos personagens faz comentários irônicos que tornam o filme uma reflexão sobre a rebeldia, identificando seu alcance e seus limites.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por André Miranda
O interessante da produção é sua interpretação visual do momento, com uma série de interferências gráficas e criativas passagens oníricas. O rock, afinal, é mais do que uma história. É um sentimento.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
A produção de Kirill Serebrennikov exala uma nostalgia festiva, conservando traços agridoces ao remontar a um passado em que a arte e a jovialidade faziam frente, mesmo que veladamente, ao regime em vigor. É uma ode ao próprio rock and roll.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Screen International
por Jonathan Romney
Muito repetitivo e auto-indulgente para justificar seu longo tempo de execução, “Verão” faz algumas afirmações sobre nossas emoções no final, como legendas discretas mostram que estamos assistindo uma geração condenada. A energia e a paixão do filme não podem ser criticadas.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
Apesar do título, é um filme distintamente invernal, com algumas mudanças de humor para lugar nenhum [...] “Verão” é principalmente sobre falar, fumar e sair. É um filme com alguns momentos maravilhosos e alguns trechos levemente esquecíveis.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Leslie Felperin
É um trabalho leve sobre jovens soviéticos desalinhados em 1980 [...] Realmente não acontece muito em “Verão”. Há algumas sequências maravilhosamente fluidas e muitas cenas do conjunto fervendo. No fundo, está mais preocupado em captar a sensação do início dos anos 80, a paranóia.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Critikat.com
por Thomas Choury
Mais pretexto divertido para uma proeza técnica do que um verdadeiro aprofundamento, isso acaba tornando o filme quase inexistente. [...] Devorado por seus subterfúgios diante do verdadeiro tema, resta apenas um belo objeto decorativo e sofisticado, esvaziado de conteúdo.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Variety
por Guy Lodge
Em um filme cuja trilha sonora inclui Bowie e T-Rex, é de se esperar alguma medida, mesmo necessária. “Verão” é mais tocante em seus interlúdios mais simples e despojados, entregues por Yoo com magnetismo.
A crítica completa está disponível no site Variety
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Télérama
Leve, barroco e criativo, "Verão" nos faz descobrir uma nova onda do rock prestes a emergir. Uma formidável corrente de energia, de ebulição criativa que carrega consigo a premissa de uma mudança política.
Cineweb
Essa liberdade de reimaginar, visualmente, passagens de uma história calcada em fatos reais afasta o trabalho de Serebrennikov de uma proposta muito documental, sintonizando mais na liberdade sensorial, sensual, de atitude e pensamento que caracteriza a própria juventude.
Estado de São Paulo
"Verão" é deslumbrante, e se baseia numa história real. Reconstitui os anos do rock, durante a perestroika, quando Mikhail Gorbachev começou a abrir a (antiga) URSS, e o regime comunista entrou em colapso.
Folha de São Paulo
Com uma estética de videoclipe dos anos 1980, intervalos musicais interrompem o fluxo narrativo. [...] Um dos personagens faz comentários irônicos que tornam o filme uma reflexão sobre a rebeldia, identificando seu alcance e seus limites.
O Globo
O interessante da produção é sua interpretação visual do momento, com uma série de interferências gráficas e criativas passagens oníricas. O rock, afinal, é mais do que uma história. É um sentimento.
Papo de Cinema
A produção de Kirill Serebrennikov exala uma nostalgia festiva, conservando traços agridoces ao remontar a um passado em que a arte e a jovialidade faziam frente, mesmo que veladamente, ao regime em vigor. É uma ode ao próprio rock and roll.
Screen International
Muito repetitivo e auto-indulgente para justificar seu longo tempo de execução, “Verão” faz algumas afirmações sobre nossas emoções no final, como legendas discretas mostram que estamos assistindo uma geração condenada. A energia e a paixão do filme não podem ser criticadas.
The Guardian
Apesar do título, é um filme distintamente invernal, com algumas mudanças de humor para lugar nenhum [...] “Verão” é principalmente sobre falar, fumar e sair. É um filme com alguns momentos maravilhosos e alguns trechos levemente esquecíveis.
The Hollywood Reporter
É um trabalho leve sobre jovens soviéticos desalinhados em 1980 [...] Realmente não acontece muito em “Verão”. Há algumas sequências maravilhosamente fluidas e muitas cenas do conjunto fervendo. No fundo, está mais preocupado em captar a sensação do início dos anos 80, a paranóia.
Critikat.com
Mais pretexto divertido para uma proeza técnica do que um verdadeiro aprofundamento, isso acaba tornando o filme quase inexistente. [...] Devorado por seus subterfúgios diante do verdadeiro tema, resta apenas um belo objeto decorativo e sofisticado, esvaziado de conteúdo.
Variety
Em um filme cuja trilha sonora inclui Bowie e T-Rex, é de se esperar alguma medida, mesmo necessária. “Verão” é mais tocante em seus interlúdios mais simples e despojados, entregues por Yoo com magnetismo.