" Atuações marcantes, bela fotografia e reflexão sobre fé; perde pontos pela pouca profundidade em personagens secundários." José Arigó (Danton Mello), guiado pelo espírito do médico alemão Dr. Fritz, realiza cirurgias espirituais, transformando vidas e enfrentando ceticismos. Com atuações notáveis, especialmente de Danton Mello, o filme emociona ao retratar o fenômeno mediúnico de Arigó. Juliana Paes interpreta uma Arlete (esposa de Arígó) forte, mas pouco explorada. A fotografia em Minas Gerais encanta, recriando fielmente os anos 50. A mensagem de fé e amor ao próximo ressoa além de religiões, consolidando o gênero espírita no cinema brasileiro.
É um excelente filme para quem acredita no espiritismo, nos milagres e nas curas realizadas por José Arigó através do espírito do Dr. Fritz, um médico alemão falecido durante a Primeira Guerra Mundial. O filme mostra que, por aproximadamente 21 anos, José Arigó, através do espírito do Dr. Fritz, atendeu mais de dois milhões de pessoas. O filme poderia ter se aprofundado mais na vida pessoal do curandeiro e médium, mas focou-se mais nas suas curas e milagres ao longo desses 21 anos. É um filme muito bonito e emocionante. Recomendo assistir, principalmente às pessoas que acreditam no espiritismo.
A obra surge em um período de retomada de filmes nacionais espiritas, apesar que em especial o filme "Predestinado" procura suavizar na abordagem de certas temáticas no filme para deixar menos caricato possível. A direção consegue fazer isso com louvor, ao apresentar Arigó como um ex-mineiro e sindicalista, católico. Todas essas "funções" e caprichos em alguns diálogos demostra que o personagem está ali para um bem maior, o bem de todos. Inclusive a própria ausência do espirito do Dr Fritz é proposital, mas poderia ter acontecido mais cedo para um entendimento melhor do publico. Cabe aqui a menção da boa atuação de Danton Mello. Um bom filme para todos os públicos.
O filme é bom, merece ser assistido, apesar de ocorrerem algumas inverdades ali. Como mineiro que sou, conheci a família do Arigó, sei o quanto ele foi perseguido. Porém, sabemos que nem todos pacientes tiveram uma cura 100%, feito o caso do Dudu Braga, filho do Roberto Carlos que dizia ter lhe curado de uma cegueira. No entanto, o rapaz morreu ceguinho. Ali em Congonhas seus irmãos eram donos de farmácias, hotéis, livrarias e tudo o mais que trazia dividendos para a cidade e lucro para os mesmos. Arigó dirigia na estrada ou na cidade como se fosse piloto de fórmula um. E o acidente que tirou-lhe a vida foi na estrada, perdeu a direção do Chevrolet Opala que dirigia, ingressando na contra-mão onde colidiu com um veículo do DNER, ao contrário do que diz o filme. Mas isso não quer dizer que estou chamando-o de charlatão pois, eu me lembro lá na terra dos profetas da multidão que se aglomerava em frente ao centro espírita onde ele atendia. aliás eu não sei até onde vai o milagre ou a fé que remove montanhas. Na mesma Congonhas, ao lado da sua famosa basílica, existe uma casa de milagres onde pessoas afirmam que foram curadas pelo santuário do local.
Biografia do médium Arigó e um retrato da época. Sua fama rendeu perseguições e suas ações renderam incompreensão. Mas, como filme não chega a ser bom. Inclusive conseguiram deixar a Juliana Paes feia!
Tinha algumas lembranças da época, fui influenciado pelas falsas notícias do enriquecimento seu e de parentes, apesar de não ser um documentário, estou com outras convicções depois do filme. Poderiam ser melhor aproveitado melhores registros do seu período como um fenômeno mediúnico mas é um bom filme, passagens marcantes e muito bom desempenho do elenco
Excelente filme. Retrata a história um dos maiores médiuns de cura de todos os tempos. Excelentes atuações de todo elenco. Muito bem filmado. E, claro, a maravilhosa mensagem da Doutrina Espírita sobre a atuação dos espíritos superiores na ajuda a nós todos espíritos ainda encarnados neste planeta. Fabuloso.
Muito bem feito, a filmagem, locações, música excelente. Naturalmente que colocar em um filme toda uma vida, fica difícil. Mas para quem quer conhecer, já é um bom começo. Recomendo !
Achei que a história foi muito mal explorada. Tudo muito rápido para tentar caber em 1hora uma vida de um médium que teve muito destaque. Não gostei...o que salvou foram os créditos finais com algumas fotos e vídeos de Zé Arigó.
Gostei muito da atuação de Juliana Paes. Danton Melo não foi bem aproveitado
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade