Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Assim, é preciso aplaudir a inteligência de [Aleksey] German ao contrabalançar estas passagens mais pesadas, que incluem a frustração e o desespero crescentes do escritor, com outros de eficiente bom humor (como o sonho que Dovlatov tem com Brezhnev e Fidel Castro).
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
"Dovlatov" extrapola o indivíduo para fazer um fascinante retrato geracional da cenas de Leningrado, incluindo soirées literárias e clubes de jazz. E você pode ler o livro O Ofício, organizado em dois momento s de sua vida: URSS e EUA e que forneceu diálogos e cenas para o roteiro.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
Esse belíssimo trabalho do cineasta Alexei German Jr. promove um passeio por uma Leningrado de tons opacos ao seguir os passos do protagonista durante seis dias. […] "Dovlatov" mergulha com rara leveza – e humor irônico – em um dos períodos negros da censura soviética.
A crítica completa está disponível no site Preview
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
"Dovlatov" possui uma narrativa sóbria, com tintas clássicas, planos duradouros e uma observação frontal dos acontecimentos. Todavia, esse estilo estimula observações ferinas acerca do sistema de controle que relegava artistas inconformados à marginalidade.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
Apesar da coloração fria das imagens, com predominância de amarelos e brancos, além de uma névoa permanente que parece invadir também os interiores, o tom do filme é mais para a crônica social, com lances de comédia e frequentes desvios para o campo do onírico.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
O Globo
por Ruy Gardnier
O estilo de German, com planos longos e movimentos de câmera milimétricos, amplifica a sensação de claustrofobia e miséria existencial. Por outro lado, deixa também o filme engessado numa forma excessivamente solene e fria.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Screen International
por Jonathan Romney
Essa evocação lenta e pensativa sobre a história de Sergei Dovlatov não se apresenta como um retrato convencional, muito menos biográfico, mas uma recriação imaginativa e realista do passado cultural russo, quando a literatura e a arte eram consideradas questões da vida e da morte...
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
Os elegantes sets de Elena Okopnaya, que seguem uma linha vertical, criam um mundo sofisticado fora do tempo, ecoado pelas brilhantes lentes invernais de Lukasz Zal, dominadas pelo branco e por cores pasteis.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Jay Weissberg
"Dovlatov" não espera que você saiba tudo sobre o homem ou seus escritos. É fácil ficar hipnotizado pelo talento excepcional de German para o bloqueio de palco e movimentos de câmera, mas apesar de ter muito a ser apreciado, o filme não tem o poder que poderia ter.
A crítica completa está disponível no site Variety
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Diretor e roteirista, Aleksey German faz um recorte seco e exaustivo de um dos mais influentes autores russos do século XX. Em longos planos-sequências, o realizador cutuca a era Brejnev, mas não vai muito a fundo na crítica ao sistema.
A crítica completa está disponível no site Veja
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Cinema em Cena
Assim, é preciso aplaudir a inteligência de [Aleksey] German ao contrabalançar estas passagens mais pesadas, que incluem a frustração e o desespero crescentes do escritor, com outros de eficiente bom humor (como o sonho que Dovlatov tem com Brezhnev e Fidel Castro).
Estado de São Paulo
"Dovlatov" extrapola o indivíduo para fazer um fascinante retrato geracional da cenas de Leningrado, incluindo soirées literárias e clubes de jazz. E você pode ler o livro O Ofício, organizado em dois momento s de sua vida: URSS e EUA e que forneceu diálogos e cenas para o roteiro.
Preview
Esse belíssimo trabalho do cineasta Alexei German Jr. promove um passeio por uma Leningrado de tons opacos ao seguir os passos do protagonista durante seis dias. […] "Dovlatov" mergulha com rara leveza – e humor irônico – em um dos períodos negros da censura soviética.
Papo de Cinema
"Dovlatov" possui uma narrativa sóbria, com tintas clássicas, planos duradouros e uma observação frontal dos acontecimentos. Todavia, esse estilo estimula observações ferinas acerca do sistema de controle que relegava artistas inconformados à marginalidade.
Carmattos
Apesar da coloração fria das imagens, com predominância de amarelos e brancos, além de uma névoa permanente que parece invadir também os interiores, o tom do filme é mais para a crônica social, com lances de comédia e frequentes desvios para o campo do onírico.
O Globo
O estilo de German, com planos longos e movimentos de câmera milimétricos, amplifica a sensação de claustrofobia e miséria existencial. Por outro lado, deixa também o filme engessado numa forma excessivamente solene e fria.
Screen International
Essa evocação lenta e pensativa sobre a história de Sergei Dovlatov não se apresenta como um retrato convencional, muito menos biográfico, mas uma recriação imaginativa e realista do passado cultural russo, quando a literatura e a arte eram consideradas questões da vida e da morte...
The Hollywood Reporter
Os elegantes sets de Elena Okopnaya, que seguem uma linha vertical, criam um mundo sofisticado fora do tempo, ecoado pelas brilhantes lentes invernais de Lukasz Zal, dominadas pelo branco e por cores pasteis.
Variety
"Dovlatov" não espera que você saiba tudo sobre o homem ou seus escritos. É fácil ficar hipnotizado pelo talento excepcional de German para o bloqueio de palco e movimentos de câmera, mas apesar de ter muito a ser apreciado, o filme não tem o poder que poderia ter.
Veja
Diretor e roteirista, Aleksey German faz um recorte seco e exaustivo de um dos mais influentes autores russos do século XX. Em longos planos-sequências, o realizador cutuca a era Brejnev, mas não vai muito a fundo na crítica ao sistema.