Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Folha de São Paulo
por Francesca Angiolillo
É muito pouco que o filme escorrega para longe da contenção quase total que pretende e exala —e pela qual tem sido elogiado pela crítica por onde passou. [...] Avilés, embora o cômputo geral seja favorável, faz uma opção arriscada. Há um fio tênue entre a sobriedade e o tédio.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
New York Times
por A.O. Scott
É um filme realista observado no local de trabalho, mas às vezes atinge a estranheza e a intensidade da ficção científica. [...] O enredo é delicado e sutil, impulsionada por um punhado de perguntas recorrentes.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Screen International
por Jonathan Romney
É friamente insensível a ponto de ser glacial, mas possui uma inteligência impassível e um calor humanista subestimado. [...] Eva parece estar suspensa em um presente eterno durante o dia, como se ela nunca realmente saísse do local
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
Um filme assustadoramente atmosférico, comovente e inquietante sobre o luxo do século XXI e a classe de servos invisíveis necessária para mantê-lo. É um filme para colocar ao lado da "Roma", na medida em que trata do custo emocional da apresentação.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Jonathan Holland
No tratamento das relações rompidas entre mães e filhos, e nas abordagens não muito diferentes dos seus papéis assumidos pela Cartol e por Yalitza Aparicio, serão feitas comparações entre Eve e Cleo de "Roma", mas há uma diferença: neste filme, Eve é recompensada sem oportunidade de heroísmo.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Cineweb
por Neusa Barbosa
"A Camareira", de Lila Avilés, é um retrato sutil da invisibilidade de uma mulher, Eve, que sintetiza o apagamento determinado por preconceitos de gênero e de condição social naquele país.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
O Globo
por Sérgio Rizzo
Em seu longa de estreia como diretora e corroteirista, a atriz Lila Avilés opta por um olhar próximo ao do registro documental para explorar, em microcosmo, o estado em que se encontra parte da classe trabalhadora do país.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Variety
por Peter Debruge
A diretora Lila Avilés em seu longa de estrria, “A Camareira” nos convida a entrar no lugar de uma mulher invisível por duas horas e, como tal, seu filme é uma coisa rara e especial.
A crítica completa está disponível no site Variety
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Folha de São Paulo
É muito pouco que o filme escorrega para longe da contenção quase total que pretende e exala —e pela qual tem sido elogiado pela crítica por onde passou. [...] Avilés, embora o cômputo geral seja favorável, faz uma opção arriscada. Há um fio tênue entre a sobriedade e o tédio.
New York Times
É um filme realista observado no local de trabalho, mas às vezes atinge a estranheza e a intensidade da ficção científica. [...] O enredo é delicado e sutil, impulsionada por um punhado de perguntas recorrentes.
Screen International
É friamente insensível a ponto de ser glacial, mas possui uma inteligência impassível e um calor humanista subestimado. [...] Eva parece estar suspensa em um presente eterno durante o dia, como se ela nunca realmente saísse do local
The Guardian
Um filme assustadoramente atmosférico, comovente e inquietante sobre o luxo do século XXI e a classe de servos invisíveis necessária para mantê-lo. É um filme para colocar ao lado da "Roma", na medida em que trata do custo emocional da apresentação.
The Hollywood Reporter
No tratamento das relações rompidas entre mães e filhos, e nas abordagens não muito diferentes dos seus papéis assumidos pela Cartol e por Yalitza Aparicio, serão feitas comparações entre Eve e Cleo de "Roma", mas há uma diferença: neste filme, Eve é recompensada sem oportunidade de heroísmo.
Cineweb
"A Camareira", de Lila Avilés, é um retrato sutil da invisibilidade de uma mulher, Eve, que sintetiza o apagamento determinado por preconceitos de gênero e de condição social naquele país.
O Globo
Em seu longa de estreia como diretora e corroteirista, a atriz Lila Avilés opta por um olhar próximo ao do registro documental para explorar, em microcosmo, o estado em que se encontra parte da classe trabalhadora do país.
Variety
A diretora Lila Avilés em seu longa de estrria, “A Camareira” nos convida a entrar no lugar de uma mulher invisível por duas horas e, como tal, seu filme é uma coisa rara e especial.