"chinatown" não é o mais amado, o mais conhecido, e nem o mais lembrado dos filmes, mas ironicamente, é um dos mais importantes filmes dos anos 70, "chinatown" não é um filme amável, e não é nem o melhor filme de Polanski, mas sua capacidade narrativa é absurda, até nos dias de hoje, existe uma máxima no entretenimento que não deixa de ser verdade, que todas as historias já foram contadas, cabe ao interlocutor as contar de maneiras diferentes, e é exatamente isso que esse filme faz, inspirado nos grandes filmes noir da década de 40, ele não é uma novidade, e ao mesmo tempo é diferente de tudo que vimos, tal qual "os imperdoáveis" de 92 é o ultimo grande ato do gênero western no cinema - mesmo já fora de época, "chinatown" faz a mesma coisa com o gênero noair. O grande ponto que chama atenção em "chinatown" é seu roteiro, ele é completamente magnifico, diria eu, que é uma completa síntese da perfeição de como roteirizar um filme, em 2 horas temos completo desenvolvimento de todos os personagens, temos uma trama simples que ganha camadas de profundidade a cada minuto, temos problemas que se misturam com a cidade, transformando num enredo politico, social ao mesmo tempo trazendo uma clássica historia de detetive cheio de reviravoltas, que em certo momento se entrega ao clichê, mas depois surpreende a todos mostrando que em "chinatown" não há espaços para o obvio. O filme toca em temos como amor, policia, ética, sociedade, crime organizado, estupro, nada de maneira muito profunda mas também nada é raso, ele dá a introdução ao tema, e o telespectador que ligue os pontos, alias, "chinatown" é um filme que tem que ser visto e revisto para poder ligar os pontos de maneira mais satisfatória, e ter uma noção ampla e completa de suas historia, que não é facil de entender numa primeira visitada ao longa. Com uma otima fotografia, extremamente clara e que traz vida a nova york juntamente com uma montagem que se alia ao roteteiro trazendo um otimo ritmo ao longa, e uma trilha sonora que combina, mas não é marcante, em partes técnicas, o filme não tem muito a se criticar, não é perfeito, mas não fica muito atras da parte artística do longa, parte essa que traz jack nicholson que incrivelmente está num papel centrado, e alias, fazendo uma ótima atuação, e a deslumbrante Faye Dunaway, que nos a amamos e a odiamos ao decorrer do filme, e faz a historia toda correr ao seu redor, e consegue de maneira fabulosa se comportar como esse fio condutor do roteiro, interpretando muitas facetas. Polanski e sua equipe artística operou um trabalho primoroso aqui, sua película não é perfeita, é verdade, mas é uma pena que não seja um filme tão lembrado, pois o mesmo é maravilhoso.