Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinema com Rapadura
por Vinícius Volcof
Assim, "Piripkura" é muito mais que um filme “sobre índio” – o que geralmente afasta um público urbano desinteressado por essas questões [...] “Piripkura” é, assim, um filme sobre o Brasil. Sobre como o Brasil decidiu lidar com seus nativos...
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
"Piripkura" também é ficção, mas situa-se num registro especial. Tem algo de mágico. Tizuka Yamasaki bem que tentou em "Encantados", mas se existe encantamento é em "Piripkura".
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por André Barcinski
"Piripkura" deveria ser exibido em escolas, igrejas, associações de moradores, enfim, em todos os locais onde cidadãos podem se interessar em saber mais sobre como o Brasil (des)cuida de suas florestas e povos indígenas.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Cineweb
por Neusa Barbosa
Nada poderia ser mais eloquente do valor desse esforço heroico e solitário de Jair pela preservação dos dois índios do que sua presença diante da câmera – que remete a um encontro entre eras tão diferentes como deve ter sido a chegada dos portugueses ao Brasil de 1500.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Variety
por Jamie Lang
“Piripkura” é um documentário etnográfico moderno com diferenças marcantes dos seus antecessores escolares. [...] começou como uma tentativa de mostrar ao mundo algo jamais visto antes. Talvez diga algo sobre o mundo moderno que esses filmes agora são feitos no espírito de conservação.
A crítica completa está disponível no site Variety
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
"Piripkura" possui belos planos, fruto de uma concepção imagética obviamente empenhada em ressaltar o contraste entre a beleza da natureza e a feiura da intervenção humana.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
O Globo
por Ruy Gardnier
O filme funciona como um libelo de resistência, de esforço idealista [...]. No entanto, o excesso de planos puramente decorativos — bonitos, sem dúvida, mas só — e algumas falas redundantes e/ou didáticas tornam a duração desproporcional ao impacto humano/dramático apresentado.
A crítica completa está disponível no site O Globo
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Cinema com Rapadura
Assim, "Piripkura" é muito mais que um filme “sobre índio” – o que geralmente afasta um público urbano desinteressado por essas questões [...] “Piripkura” é, assim, um filme sobre o Brasil. Sobre como o Brasil decidiu lidar com seus nativos...
Estado de São Paulo
"Piripkura" também é ficção, mas situa-se num registro especial. Tem algo de mágico. Tizuka Yamasaki bem que tentou em "Encantados", mas se existe encantamento é em "Piripkura".
Folha de São Paulo
"Piripkura" deveria ser exibido em escolas, igrejas, associações de moradores, enfim, em todos os locais onde cidadãos podem se interessar em saber mais sobre como o Brasil (des)cuida de suas florestas e povos indígenas.
Cineweb
Nada poderia ser mais eloquente do valor desse esforço heroico e solitário de Jair pela preservação dos dois índios do que sua presença diante da câmera – que remete a um encontro entre eras tão diferentes como deve ter sido a chegada dos portugueses ao Brasil de 1500.
Variety
“Piripkura” é um documentário etnográfico moderno com diferenças marcantes dos seus antecessores escolares. [...] começou como uma tentativa de mostrar ao mundo algo jamais visto antes. Talvez diga algo sobre o mundo moderno que esses filmes agora são feitos no espírito de conservação.
Papo de Cinema
"Piripkura" possui belos planos, fruto de uma concepção imagética obviamente empenhada em ressaltar o contraste entre a beleza da natureza e a feiura da intervenção humana.
O Globo
O filme funciona como um libelo de resistência, de esforço idealista [...]. No entanto, o excesso de planos puramente decorativos — bonitos, sem dúvida, mas só — e algumas falas redundantes e/ou didáticas tornam a duração desproporcional ao impacto humano/dramático apresentado.