Laessio Rodrigues de Oliveira, ex-ajudante de pizzaiolo em São Bernardo do Campo, SP, estampou diversas vezes o noticiário policial por uma série de crimes curiosos: ele era maior ladrão de livros raros do Brasil. Depois de comandar o esquema até de dentro da cadeia, o fã incondicional de Carmen Miranda decide contar tudo de cara limpa.
Assista ao filme
SVOD / Streaming
Globoplay
Por assinatura
Assistir
Veja todas as opções de streaming
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Cartas para um Ladrão de Livros
Questões de ética profissional
por Bruno Carmelo
Laéssio Rodrigues de Oliveira é especializado no roubo de livros raros. Ele admite com orgulho todos os crimes e, ao término das sucessivas penas de prisão, volta a furtar livros, gravuras, revistas. “Arrependimento de quê?”, contesta. “Eu não matei ninguém”. Para o ladrão assumido, não existe problema em furtar bens públicos que ninguém realmente lê, e que permanecem em mau estado nas estantes das bibliotecas. É melhor roubar, vender para pessoas ricas e faturar com o produto. O problema seria entrar na casa de moradores e subtrair um bem privado. Isso, ele não faria jamais.Este é o personagem principal de Cartas Para um Ladrão de Livros, documentário tão complexo quanto divertido, dirigido do por Carlos Juliano Barros e Caio Cavechini. Laéssio não é o único confrontado a dilemas éticos da profissão. Desde o início, os cineastas questionam sua própria postura em relação ao projeto, leva
O filme concorreu na Mostra Competitiva de Documentários da edição de 2017 do Festival do Rio.
Festival de São Paulo
A obra faz parte da seleção oficial da 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (2017).
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor Boutique Filmes
Ano de produção2017
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade