Coringa
    4,6
    Você assistiu Coringa ?

Enviada em 9 de março de 2021
    Joker é aquele filme de origem de um famoso vilão dos quadrinhos e do cinema(neste caso, talvez o maior) que cutuca tanto as onças da sociedade com a vara curta que fica praticamente impossível de não gostar, mesmo se fosse ruim, coisa que está vários quilômetros de ser. Joaquin Phoenix carrega o longa com uma maestria pouco vista na tela, em uma atuação tão brilhante que faz todo o resto do(ótimo) elenco parecer amador, e o inteligentíssimo roteiro de Scott Silver entrega tudo o que pode para tornar a origem do vilão plausível e mais um pouco : Dá nuances originais para um enredo já tão batido. Quanto menos eu penso em Coringa como um filme de quadrinhos, mais eu gosto dele, justamente pelo fato da fita se utilizar de uma premissa tão arrebatadora, que destrincha as características mais obscuras da insanidade mental(daqueles que a sociedade insiste em não ouvir, sendo depois surpreendida pelos resultados destrutivos de sua omissão) em um contexto popular, e nós temos que aplaudir a ousadia da Warner em apoiar este projeto e dar carta branca para Todd Phillips e sua turma. Acho que não dá para afirmar que este é o melhor retrato do personagem já registrado em fita. Na minha opinião, o que Heath Ledger fez em Cavaleiro da Trevas jamais será ''desfeito'', mas é impossível não se deixar levar pela composição de primeira linha que Phoenix faz aqui. O ator poderia ter se limitado a só fazer uma mera transformação física e explorar de forma caricata a loucura de Arthur Fleck, mas não, é uma atuação de tantos nuances e sutilezas que não dá para se pensar em alguém melhor para levar o OSCAR de Melhor Ator ano que vem. Do ótimo elenco, há de se reconhecer também a boa disposição de Robert De Niro, o veterano ator, cansado e no piloto automático na maioria dos trabalhos recentes, finalmente se esforça para desenvolver um personagem consistente. Mas é óbvio que não é um filme perfeito, aliás, como poderia ser com tantos naturais fatores de risco e coisas a perder. Já está mais do que claro que Todd Phillips é um grande fã dos filmes urbanos de Martin Scorsese, principalmente Taxi Driver, que aqui emula a torto e a direito, até o ponto de parecer paródico, o que se mostra completamente desnecessário, dada a força natural do material com que está trabalhando. Alguns pontuais excessos visuais e narrativos, estes de referências a outras obras, rimas visuais gratuitas, etc...Também incomodam, parece que o realizador tentou sacrificar a originalidade e força do próprio filme para regurgitar seu fascínio por trabalhos alheios. Não tem problema ser reverencial, desde que não diminua a capacidade do filme de se sustentar por si. Algumas reviravoltas na trama eu também senti que não foram desenvolvidas da maneira certa e as suas entregas não tiveram o peso narrativo que se propunham a ter, funcionando ultimamente apenas como um artifício do roteiro(que no geral é muito bom) para continuar a escalada rumo à loucura de Arthur. Mas esses erros pontuais, que sim incomodam, podem ser perfeitamente relevados em sua maioria pela conclusão excelente, que entrega tudo e mais um pouco do que era necessário para finalizar o arrebatador arco de Fleck, em um clímax arrasador que por si só já faria o filme inteiro valer apena. Portando, Coringa(Joker,2019) pode ser lido não só como um forte retrato das insistentes mazelas sociais comuns a praticamente toda civilização, mas também como um astuto e oportuno showcase do talento de um excepcional ator, em uma obra que pode mudar o jogo do estilo de adaptações de histórias em quadrinhos para o cinema.
    Nowkaayy
    Nowkaayy

Enviada em 8 de março de 2021
    Simplesmente incrível, já assisti 3 vezes, para entender melhor e ver as grandes riquezas que trás esse filme, retrata bem o passado de um dos melhores vilões da franquia de super heróis tanto no cinema quanto nos quadrinhos, simplesmente um filme fantástico mostrando críticas a sociedade que vivemos, e o que na maioria das vezes, ela próprio cria seus próprios monstros.
    Pedro A.
    Pedro A.

Enviada em 10 de fevereiro de 2021
    Comecei a assistir sem ler do que se tratava, esperando um filme de vilão, porém para minha surpresa a história se passa antes do Coringa se tornar a lenda, mostra os problemas sociais, psiquiátricos enfrentado por Arthur. Um Bom filme, nota 6
    Hell C
    Hell C

Enviada em 20 de janeiro de 2021
    Filme foda, uma Pu** crítica social ao elitismo, a exclusão de algumas pessoas a sociedade, a falta de oportunidade pra alguns indivíduos na sociedade, o que acontece na vida real e leva muitos a revolta.
    Michelpesilva
    Michelpesilva

Enviada em 27 de dezembro de 2020
    Coringa é sem dúvidas uma obra-prima do cinema atual, maravilhoso, sombrio, provocante, roteiro maravilhoso e escapa da mesma fórmula que os filmes em quadrinhos sempre usam, um filme de baixo orçamento, vencedor de vários prêmios incluindo #Oscar #Bafta #FestivalDeVeneza #CriticsChoiceAwards #GloboDeOuro; é sem dúvidas uma fantástica viagem a origem do coringa.
    Franc Moura
    Franc Moura

Enviada em 12 de dezembro de 2020
    Esse é um filme que vai muito além de um personagem de quadrinhos, é um drama de primeiríssima linha, um dos melhores do últimos anos, questões existenciais, políticas e sociais dão o tom dessa obra, e a atuação de Joaquin Phoenix é soberba e impressionante, lhe rendendo um merecido óscar. Resumindo em poucas palavras: Coringa é uma obra prima, um clássico da era moderna.
    Rafael Br
    Rafael Br

Enviada em 29 de novembro de 2020
    Ótimo filme, conta a história de como o coringa nasceu para o mundo do crime, mostrando a psicopatia do mesmo, o único erro é dar que tudo colabou para ele se tornar aquilo que se tornou, sabemos que os sociopatas já nascem com o distúrbio, mas você expectador, pode pensar da seguinte forma: que o mundo colaborou mas, não é o fator principal, é o filme deixa vc pensar assim também, ele poderia ser um revoltado, mas não um psicopata, assim sendo, recomendado...
    Cosme R Monteiro
    Cosme R Monteiro

Enviada em 28 de novembro de 2020
    Top, retrata a vida de algumas pessoas.
    Não devemos brincar com um problema psíquico.
    Empatia para alguns.
    Felipe Galesso
    Felipe Galesso

Enviada em 2 de novembro de 2020
    O filme não teve a intenção de retratar o famoso palhaço assassino como maior inimigo do Batman. O drama vivido por Arthur Fleck nos faz refletir sobre o quão doente estão as sociedades modernas. A obra é um alerta sobre saúde mental e, apesar do Coringa ser a figura de um grande vilão, nos faz sentir empatia pelo personagem deste filme. A atuação que rendeu um Óscar ao Joaquin Phoenix foi realmente fantástica. A dor de Arthur pode ser sentida pelo espectador em cada decepção, em cada “surra” dada pela vida. Por diversos momentos podemos olhar os atos de seu personagem e questionar, dentro do contexto da história, se isso está realmente muito longe da realidade.
    Aline C.
    Aline C.

Enviada em 23 de outubro de 2020
    É um bom filme que trata do tema de doenças mentais,mas agora falar que é o Filme do Coringa já forçar a barra.