Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
O amor, a morte, a guerra e o comprometimento. Quando é que uma questão pessoal vira projeto coletivo, e vice-versa? Paolo, sem Vittorio, ou apenas parcialmente com ele, fez um Taviani dos grandes.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Télérama
por Frédéric Strauss
Esta atmosfera fantasmagórica torna o filme particularmente comovente, assombrado pelo distanciamento, pelos dias felizes como pessoas amadas. Os próprios soldados, surgindo das sombras, cobertos de lama, não seriam espectros?
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cineweb
por Neusa Barbosa
Por ser um filme de época, Uma questão pessoal tem um toque de nostalgia que Paolo Taviani houve por bem assumir, mantendo seu tom sob controle. Isto permite que as situações evoluam de modo a expor a eternidade de certas questões íntimas.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Papo de Cinema
por Leonardo Ribeiro
Milton inicia sua jornada errante, repleta de percalços, retratada de forma episódica pelos cineastas, que inserem o drama particular do personagem no panorama geral, o da guerra, que o cerca.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
O sentido estético apurado dos Taviani continua intacto. Sua capacidade de integrar os personagens e a paisagem, de evocar uma época pelas transições da paisagem, [...] tudo isso resiste ao correr do tempo e fala da maestria dos Taviani.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por André Miranda
“Uma Questão Pessoal” acaba, assim, numa mistura frágil de sentimentos, sem muita definição de seu objetivo. Afinal, por que tratar de guerra se a gente pode falar de amor?
A crítica completa está disponível no site O Globo
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
Esta adaptação cinematográfica é ao mesmo tempo um resumo do cinema de Tavianis e uma afirmação de sua crença inabalável de que a vida humana é um compromisso incômodo entre as esferas privada e política.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Critikat.com
por Thomas Choury
Não existe nada muito belo em "Uma Questão Pessoal", filme habitado por imagens kitsch (bruma misteriosa, música exagerada) que sublinha a textura digital lisa demais.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Variety
por Jay Weissberg
No filme, um trabalho de profundidade literária foi transformado em um romance com um cenário histórico padrão [...] O sentimento que fica é que os Tavianis conseguiram reproduzir uma narrativa, mas foram incapazes de oferecer algo além da declaração mais superficial sobre amor, amizade ou conflito.
A crítica completa está disponível no site Variety
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Estado de São Paulo
O amor, a morte, a guerra e o comprometimento. Quando é que uma questão pessoal vira projeto coletivo, e vice-versa? Paolo, sem Vittorio, ou apenas parcialmente com ele, fez um Taviani dos grandes.
Télérama
Esta atmosfera fantasmagórica torna o filme particularmente comovente, assombrado pelo distanciamento, pelos dias felizes como pessoas amadas. Os próprios soldados, surgindo das sombras, cobertos de lama, não seriam espectros?
Cineweb
Por ser um filme de época, Uma questão pessoal tem um toque de nostalgia que Paolo Taviani houve por bem assumir, mantendo seu tom sob controle. Isto permite que as situações evoluam de modo a expor a eternidade de certas questões íntimas.
Papo de Cinema
Milton inicia sua jornada errante, repleta de percalços, retratada de forma episódica pelos cineastas, que inserem o drama particular do personagem no panorama geral, o da guerra, que o cerca.
Folha de São Paulo
O sentido estético apurado dos Taviani continua intacto. Sua capacidade de integrar os personagens e a paisagem, de evocar uma época pelas transições da paisagem, [...] tudo isso resiste ao correr do tempo e fala da maestria dos Taviani.
O Globo
“Uma Questão Pessoal” acaba, assim, numa mistura frágil de sentimentos, sem muita definição de seu objetivo. Afinal, por que tratar de guerra se a gente pode falar de amor?
The Hollywood Reporter
Esta adaptação cinematográfica é ao mesmo tempo um resumo do cinema de Tavianis e uma afirmação de sua crença inabalável de que a vida humana é um compromisso incômodo entre as esferas privada e política.
Critikat.com
Não existe nada muito belo em "Uma Questão Pessoal", filme habitado por imagens kitsch (bruma misteriosa, música exagerada) que sublinha a textura digital lisa demais.
Variety
No filme, um trabalho de profundidade literária foi transformado em um romance com um cenário histórico padrão [...] O sentimento que fica é que os Tavianis conseguiram reproduzir uma narrativa, mas foram incapazes de oferecer algo além da declaração mais superficial sobre amor, amizade ou conflito.