Gostei bastante desse filme! Mais um bom trabalho de Roland Emmerich, porém o filme apresenta alguns problemas. O elenco possui pontos fortes e fracos. jean Reno está bem assim como os outros coadjuvantes, mas justamente os protagonistas não estão bem em cena. Broderick se mostra muitas vezes ingênuo e não passa credibilidade ao espectador, atrapalhando o envolvimento com seu personagem. Pitillo está péssima fazendo a mesma cara e expressões em praticamente todas as suas cenas. A relação de seu personagem com o de Broderick é citada mas em nenhum momento torcemos para os dois ficarem juntos pela falta de química entre os personagens.
A história explica como o monstro originalmente japonês vai parar em Nova York. Porém na ação o filme se perde um pouco ao não se definir em um único gênero. Na minha opinião o filme deveria ser tratado como um grande suspense/terror, com a intenção de mostrar de fato o horror causado pelo lagarto na cidade, passando pela ótica de cidadãos comuns, autoridades e especialistas. O grande problema talvez foi ter dado pouco ênfase ao monstro que acaba aparecendo em menos cenas do que deveria e quando aparece não é criada nenhuma expectativa no espectador. As cenas de ação e os efeitos do filme são ótimos, especialmente nasc enas noturnas, porém talvez tenham sido usados em demasia, e tudo que é demais prejudica o resultado final de qualquer coisa, especialmente na telona.
Em relação aos efeitos visuais, maquiagem e às próprias cenas de ação não temos como falar nada já que se tornam ainda mais grandiosas nas mãos do competente diretor de blockbusters Roland Emmerich, apesar de que na maioria delas é tudo meio surreal, especialmente a fuga dos protagonistas do Madison Square Garden quando estão cercados por dezenas de filhotes do monstro.
É um aut~entico filme pipoca de Emmerich, onde o espectador sabe o que vai encontrar: efeitos fantásticos, cenas de ação ainda mais fantásticas, com um roteiro típico desse tipo de filme. Com certeza diverte e merece sempre ser visto. Mas seu maior problema talvez seja justamente divertir mais do que assustar. As cenas de ação sem exageros com um maior clima de suspense ficariam perfeitos, mais ou menos ao estilo Alien de Ridley Scott. Mas não deixem de assistir pelo menos uma vez esse grande sucesso do cinema!