Minha conta
    O Ódio que Você Semeia
    Críticas AdoroCinema
    4,0
    Muito bom
    O Ódio que Você Semeia

    Ódio gera ódio

    por Lucas Salgado

    Diretor de obras nada memoráveis como Homens de HonraRápida Vingança e Uma Longa JornadaGeorge Tillman Jr. tinha como ponto alto na carreira a direção de dois episódios na primeira temporada de This Is Us. Mas a palavra a ser destacada na sentença anterior é "tinha". Pois o cineasta tem um novo ponto alto profissional, e bem alto: The Hate U Give.

    Adaptação para os cinemas do cultuado livro O Ódio que Você Semeia, de Angie Thomas, o filme cumpre com precisão o objetivo de criar uma obra que fosse ao mesmo tempo juvenil e adulta. Ou seja, que não tratasse do público alvo como pessoas alienadas não capazes de absorver uma profunda mensagem de solidariedade e luta contra a injustiça e o preconceito racial.

    Starr Carter é uma jovem garota de 16 anos que vive com os pais e os dois irmãos em um bairro periférico que sofre com muitos problemas relacionados às drogas e a violência. Por causa disso, ela e seus irmãos foram colocados pelos pais em um colégio de uma área mais rica da cidade. Com isso, Starr aprendeu a se dividir entre a menina da periferia e a menina do colégio rico.

    Mas todo o statu quo é abalado quando Starr testemunha o assassinato de um amigo de infância por um policial branco, dando início a uma série de conflitos em sua região. Inicialmente, Starr não quer se manifestar, mas aos poucos vai percebendo que ela tem muito a dizer.

    Conhecida como a Rue de Jogos VorazesAmandla Stenberg interpreta Starr e o faz de forma muito impressionante para alguém tão jovem. A garota brilha em cena e é sempre o centro das atenções, o que faz muito naturalmente.

    E Stenberg não está sozinha. Um dos principais méritos do filme é o elenco principal, com ótimas presenças de nomes como Regina HallRussell HornsbyIssa RaeCommon e Anthony Mackie. Conhecido pelo trabalho como Archie em RiverdaleK.J. Apa surge como Chris, pretendente amoroso de Starr em seu colégio. O ator acaba sendo um ponto mais fraco do elenco. Ainda que oferece alguns momentos fofos e divertidinhos, ele nunca vai além disso.

    The Hate U Give é emocionante, triste, delicado, divertido e desafiador. E oferece uma reflexão super atual sob o olhar de uma jovem que é obrigada a crescer rápido demais.

    A roteirista Audrey Wells, de trabalhos variados como George, o Rei da Floresta e Sob o Sol da Toscana, adaptou belamente a obra de Thomas, embora algumas alterações podem incomodar os fãs. Ainda assim, conseguiu entregar uma obra repleta de personalidade, com referências da cultura pop que vão de N.W.A. a Harry Potter, passando por Beyoncé. A trilha sonora é outro destaque a parte, incluindo uma bela canção interpretada por Arlissa, que tem muita cara de Oscar.

    O Ódio que Você Semeia prova que não é porque está falando para um público jovem que você precisa tratar temas sérios com leveza. Há certas realidades que devem ser sempre discutidas e absorvidas.

    Filme visto durante o Festival de Toronto, em setembro de 2018

    Quer ver mais críticas?
    Back to Top