Licorice Pizza
Paul Thomas Anderson é um diretor que admiro demais, um verdadeiro mestre nos roteiros e na direção dos seus filmes. Ao longo dos anos já nos entregou obras maravilhosas como "Boogie Nights", "Magnólia", "O Mestre", "Sangue Negro" e "Trama Fantasma". Considero "Sangue Negro" como a sua melhor obra-prima até hoje.
"Licorice Pizza" é o mais novo trabalho do diretor, que também assina os roteiros (como de praxe). O longa é uma ideia original de PTA, que novamente se reencontra com a família HAIM (da qual ele é um amigo próximo) depois de realizar vários dos videoclipes do grupo. PTA convida a Alana Haim para estrear nos cinemas e dividir o protagonismo juntamente com Cooper Hoffman, que também está fazendo a sua estreia.
"Licorice Pizza" é o trabalho mais diferente de PTA, é totalmente o inverso do que sempre esperamos dele, ou do que estamos mais acostumados. O longa funciona como uma comédia romântica nostálgica, com algumas pitadas de drama, cuja narrativa se desenvolve mais leve, numa marcante história de “coming of age”. Também pode funcionar com uma carta de amor aos filmes e os seus realizadores da década de 70, pois é completamente notável a forma adotada por PTA ao dirigir o seu filme com ares daquela época. A paleta de cores que observamos em tela é mais envelhecida, com um tom mais amarelado puxando para o acinzentado, cuja fotografia (do próprio PTA) se destaca exatamente nesses pontos. Os próprios figurinos dos jovens daquela década é muito bem notado no elenco (principalmente na Alana e no Cooper Hoffman). A direção de arte é muito atraente, a cenografia é ótima, pois os cenários e todos os seus objetos estão completamente fiéis aos anos 70.
Não posso esquecer de mencionar a trilha sonora de Jonny Greenwood que está completamente magnífica. Uma trilha sonora contemporânea, ajustada, muito bem encaixada e notada ao longo da trama, que enriquecia às qualidades técnicas do filme.
A história acompanha os dois jovens que se apaixonam no Vale de São Fernando, Califórnia, na década de 1970. Temos Alana Haim no papel de Alana Kane, uma jovem de 25 anos que se apaixona por um insistente adolescente de 15 anos, Gary Valentine, interpretado por Cooper Hoffman, filho do falecido Philip Seymour Hoffman.
De fato "Licorice Pizza" tem o estilo de PTA, quem conhece o diretor e acompanha às suas obras vai consegui pegar várias coisas que ele traz de seus trabalhos anteriores. Porém, devo confessar que esse estilo de comédia romântica mais humorada não me pegou, não me envolveu, não me conquistou, pelo contrário, achei uma história bem mediana, bem bobinha, um romance bem água com açúcar, bem chatinho. Típica história romântica que não se desenvolve, não engrena, estaciona, mesmo sendo influenciado por um romance da década de 70, onde literalmente poderia se desenvolver dessa forma que foi contada. Outro ponto, não simpatizei com o casal, não consegui me conectar com eles, não consegui torcer por ninguém, não tive aquela atração pela a sua história. Pra mim faltou clima, faltou química, faltou imersão, faltou alma, faltou estrutura, faltou muita coisa para eu me conectar com aquele romance. Não sei se de repente o fato dos dois estarem estreando nos cinemas interferiu, ou não, mas de fato toda a história criada por PTA ao realizar 'Licorice Pizza' não me agradou.
Por falar em estreias, Alana Haim vem da música para os cinemas, e ela faz uma atuação ok, nada acima da média, apenas ok. Não podemos negar que Alana está bem natural na personagem, traz uma atuação normal, como se fosse ela mesma no seu dia a dia, e isso funciona de uma forma mediana, pois era exatamente isso que o filme pedia. Porém, eu vejo a Alana Haim como um diamante bruto, que precisa ser lapidado, precisa de um amadurecimento, e isso é um fato, afinal de contas aqui é seu primeiro trabalho. Mas ela tem talento, tem potencial para ir cada vez mais longe, se escolher os papéis corretos.
Cooper Hoffman está no mesmo nível da Alana Haim, consegue levar o seu personagem bem, em até certos pontos, mas também não tem um grande destaque, apenas compõe a trama. Também acredito que o tempo ajudará no seu amadurecimento cinematográfico, afinal de contas seu pai era um verdadeiro gênio da sétima arte. Ainda tivemos as belas participações de Sean Penn, um verdadeiro showman em cena (aquela cena da moto é muito boa), e Bradley Cooper, nos agraciando com mais uma das suas belas atuações (como o Bradley Cooper é um ator fenomenal - Ave Maria!!!).
No Globo de Ouro o longa de PTA recebeu indicações em Roteiro, Atriz (Alana), Ator (Cooper) e Filme Comédia/Musical. No Critics o longa recebeu 8 nomeações, incluindo as principais de Ator, Atriz, Direção e Elenco. No BAFTA também recebeu 5 indicações, também incluindo as principais e principalmente a de Melhor Filme.
Falando do Oscar: devo mencionar que "Licorice Pizza" está indicado em três categorias, Roteiro Original, Direção e Melhor Filme. Disto isto, devo expor a minha indignação com a academia (mais uma vez), pois é completamente notável que o PTA está indicado a Melhor Diretor somente por ser o PTA, pois em nenhum momento o seu trabalho em "Licorice Pizza" condiz com a sua indicação. Tudo bem que de fato o PTA é um mestre na direção e em "Licorice Pizza" ele faz um trabalho competente, mas não chega aos pés do Denis Villeneuve em "Duna", que foi completamente esnobado pela academia - me desculpem, mas eu achei a indicação do PTA muito forçada e me soou como uma injustiça.
O mesmo vale para a categoria de Melhor Filme, pois "Licorice Pizza" está indicado somente por ser um trabalho do PTA e a categoria contar com 10 vagas, porque em nenhum momento o longa faz jus à esta indicação. Tínhamos filmes melhores e que poderiam facilmente entrar nessa vaga, como o caso de "Tick, Tick... Boom!". Este caso me remete diretamente ao Oscar 2018, onde também tínhamos um filme bem mediano (Lady Bird) que foi erroneamente indicado na categoria de Melhor Filme. Pra falar a verdade: "Licorice Pizza" é o "Lady Bird" dessa temporada.
No mais, "Licorice Pizza" se destaca apenas por ser um trabalho do Paul Thomas Anderson e pelas às suas qualidades técnicas, mas de fato este é o trabalho menos inspirado do diretor, o que definitivamente o coloca como um dos seus piores filmes. Pra mim completamente passável e totalmente esquecível! [28/02/2022]