Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
O Globo
por Marcelo Janot
A atriz dinamarquesa Trine Dyrholm brilha sem tentar parecer uma cópia exata de Nico. Seu desafio é o de revelar como o sofrimento age sobre aquela mulher de personalidade forte, em um registro sem afetação nem excessos melodramáticos.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Cineweb
por Neusa Barbosa
Atriz tarimbada, a dinamarquesa Trine Dyrholm [...] ocupa todos os espaços de uma personagem extraordinária, percorrendo as escalas de sua dor, abandono, lucidez e ternura. Em vários números musicais, a atriz usa sua própria voz.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Papo de Cinema
por Rodrigo de Oliveira
Dyrholm tem praticamente um show particular no filme, visto que nenhum outro personagem ganha tanto espaço. Questões como o abuso de drogas e o abandono do filho são tratadas de forma bem aberta.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
De estrutura um tanto frouxa, ganha solidez principalmente na performance da fantástica atriz dinamarquesa Trine Dyrholm. Embora não se pareça nada com Nico, ela encarna à perfeição a imprevisibilidade, a verve inconformista e sobretudo a voz da cantora.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
Estado de São Paulo
por A redação
Como se conta a história de uma mulher que testou seus limites e nunca levou uma vida convencional? A diretora concentra-se na última turnê da artista com a banda que a acompanhou pela Europa no fim do anos 1980.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por André Barcinski
Centrar a história nos anos finais da cantora foi decisão tão corajosa quanto acertada, porque trouxe o foco para a música de Nico. E as canções são sublimes, hinos da desesperança que influenciaram artistas como Patti Smith, Siouxsie Sioux, Morrissey, e tantos outros.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
Vencedora do prêmio de melhor atriz de Berlim em 2016, Dyrholm está no seu melhor multifacetado papel como antiga estrela do rock. [...] Uma grande parte da excitação do filme vem do trabalho de tecnologia meticuloso com as imagens. Há ritmo forte e corte sofisticado.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Jacques Morice
O filme tem o mérito de fazer um retrato sem concessões da cantora, que não queria nunca mais ouvir falar do Velvet Underground depois que começou a sua carreira solo. [...] A diretora a mostra distante, mas incrivelmente inspirada.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Owen Gleiberman
"Nico, 1988" é pouco focado para ser um grande drama underground sobre uma estrela da música. Mas sua escritora e diretora italiana, Susanna Nicchiarelli, sabe exatamente o que está fazendo. Não há nenhuma história falsa, e ela nos aproxima do carisma de Nico e dos rituais aleatórios de sua vida.
A crítica completa está disponível no site Variety
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O Globo
A atriz dinamarquesa Trine Dyrholm brilha sem tentar parecer uma cópia exata de Nico. Seu desafio é o de revelar como o sofrimento age sobre aquela mulher de personalidade forte, em um registro sem afetação nem excessos melodramáticos.
Cineweb
Atriz tarimbada, a dinamarquesa Trine Dyrholm [...] ocupa todos os espaços de uma personagem extraordinária, percorrendo as escalas de sua dor, abandono, lucidez e ternura. Em vários números musicais, a atriz usa sua própria voz.
Papo de Cinema
Dyrholm tem praticamente um show particular no filme, visto que nenhum outro personagem ganha tanto espaço. Questões como o abuso de drogas e o abandono do filho são tratadas de forma bem aberta.
Carmattos
De estrutura um tanto frouxa, ganha solidez principalmente na performance da fantástica atriz dinamarquesa Trine Dyrholm. Embora não se pareça nada com Nico, ela encarna à perfeição a imprevisibilidade, a verve inconformista e sobretudo a voz da cantora.
Estado de São Paulo
Como se conta a história de uma mulher que testou seus limites e nunca levou uma vida convencional? A diretora concentra-se na última turnê da artista com a banda que a acompanhou pela Europa no fim do anos 1980.
Folha de São Paulo
Centrar a história nos anos finais da cantora foi decisão tão corajosa quanto acertada, porque trouxe o foco para a música de Nico. E as canções são sublimes, hinos da desesperança que influenciaram artistas como Patti Smith, Siouxsie Sioux, Morrissey, e tantos outros.
The Hollywood Reporter
Vencedora do prêmio de melhor atriz de Berlim em 2016, Dyrholm está no seu melhor multifacetado papel como antiga estrela do rock. [...] Uma grande parte da excitação do filme vem do trabalho de tecnologia meticuloso com as imagens. Há ritmo forte e corte sofisticado.
Télérama
O filme tem o mérito de fazer um retrato sem concessões da cantora, que não queria nunca mais ouvir falar do Velvet Underground depois que começou a sua carreira solo. [...] A diretora a mostra distante, mas incrivelmente inspirada.
Variety
"Nico, 1988" é pouco focado para ser um grande drama underground sobre uma estrela da música. Mas sua escritora e diretora italiana, Susanna Nicchiarelli, sabe exatamente o que está fazendo. Não há nenhuma história falsa, e ela nos aproxima do carisma de Nico e dos rituais aleatórios de sua vida.