Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinemação
por Daniel Cury
O filme é muito mais sobre sua mensagem e atmosfera que sua trama. Sentimos as palavras dos livros ecoarem pelas paredes e somos levados a amar e esperar pelos próximos capítulos tal qual o aspirante a escritor.
A crítica completa está disponível no site Cinemação
Cineplayers
por Francisco Carbone
Baseado num conto de Rodrigo Rey Rosa, Hirsch foi atrás de uma simplicidade estética e narrativa que não está nos seus espetáculos teatrais ou na sua estreia cinematográfica. O pulo do gato aqui é observar esse cotidiano de conquistador e sua conquista, tão simples quanto possível.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Neusa Barbosa
Drolas é um ator muito envolvente com seu olhar de cão abandonado e inspira solidariedade. Carla Quevedo, por sua vez, é capaz de manter em torno de si uma aura dúbia, encarnando a musa volátil e contraditória que resiste a uma explicação total.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
Pelo consentimento em deixar-se manipular, tendo como única recompensa a companhia do ser amado. Essa ambientação torna encantadora a insólita história de "Severina".
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
O Globo
por Ely Azeredo
Sente-se aqui um efêmero perfume de Alfred Hitchcock. Mas Hirsch, antípoda do mestre, detesta cenários de estúdio e roteiros técnicos. Sente-se que dá “tempo e espaço para as cenas respirarem; e conduzi-las com fluidez e sinuosidade”.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Classificado como comédia romântica, é bom avisar que não se trata de uma desvairada chanchada que poderia fazer fortunas nas salas de cinema. Este é um daqueles filmes que é preciso que existam.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Enquanto cabe a Javier Drolas criar um personagem afetivamente fragilizado pelas flechadas de um cupido zombeteiro, a Carla Quevedo é dada a missão, não menos complexa e capital, de delinear e corporificar na tela um mistério magnético.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
“O papel não vai acabar tão cedo”, diz alguém numa conversa. Nem, ao que parece, o charme dessas fantasias românticas que se esgueiram entre estantes. Numa ótima cena em que o rapaz revista a moça em busca de um livro roubado, o filme sintetiza à perfeição o vínculo entre livros, roubos e erotismo.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
Cinepop
por Julie Nunes
"Severina" aponta que a solução entre o sonho e a realidade está em se recolocar perante ambos com a precaução de não estar preso a nenhuma delas em um compromisso maior consigo mesmo, pois não há como não sermos atravessados pela exterioridade, mas é preciso atravessá-la também.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
O prazer de tecer citações e o jogo de referências literárias não chega a fazer de "Severina" um filme intelectual. Mas o excesso de cautela e de cálculo, disfarçado sob o verniz literário, é o que torna o resultado um tanto menor que sua ambição.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
A misteriosa trama instiga e distancia-se do tom teatral (origem do cineasta), mas é lugar-comum ter um personagem preso entre o real e o imaginário.
A crítica completa está disponível no site Veja
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cinemação
O filme é muito mais sobre sua mensagem e atmosfera que sua trama. Sentimos as palavras dos livros ecoarem pelas paredes e somos levados a amar e esperar pelos próximos capítulos tal qual o aspirante a escritor.
Cineplayers
Baseado num conto de Rodrigo Rey Rosa, Hirsch foi atrás de uma simplicidade estética e narrativa que não está nos seus espetáculos teatrais ou na sua estreia cinematográfica. O pulo do gato aqui é observar esse cotidiano de conquistador e sua conquista, tão simples quanto possível.
Cineweb
Drolas é um ator muito envolvente com seu olhar de cão abandonado e inspira solidariedade. Carla Quevedo, por sua vez, é capaz de manter em torno de si uma aura dúbia, encarnando a musa volátil e contraditória que resiste a uma explicação total.
Estado de São Paulo
Pelo consentimento em deixar-se manipular, tendo como única recompensa a companhia do ser amado. Essa ambientação torna encantadora a insólita história de "Severina".
O Globo
Sente-se aqui um efêmero perfume de Alfred Hitchcock. Mas Hirsch, antípoda do mestre, detesta cenários de estúdio e roteiros técnicos. Sente-se que dá “tempo e espaço para as cenas respirarem; e conduzi-las com fluidez e sinuosidade”.
Rubens Ewald
Classificado como comédia romântica, é bom avisar que não se trata de uma desvairada chanchada que poderia fazer fortunas nas salas de cinema. Este é um daqueles filmes que é preciso que existam.
Papo de Cinema
Enquanto cabe a Javier Drolas criar um personagem afetivamente fragilizado pelas flechadas de um cupido zombeteiro, a Carla Quevedo é dada a missão, não menos complexa e capital, de delinear e corporificar na tela um mistério magnético.
Carmattos
“O papel não vai acabar tão cedo”, diz alguém numa conversa. Nem, ao que parece, o charme dessas fantasias românticas que se esgueiram entre estantes. Numa ótima cena em que o rapaz revista a moça em busca de um livro roubado, o filme sintetiza à perfeição o vínculo entre livros, roubos e erotismo.
Cinepop
"Severina" aponta que a solução entre o sonho e a realidade está em se recolocar perante ambos com a precaução de não estar preso a nenhuma delas em um compromisso maior consigo mesmo, pois não há como não sermos atravessados pela exterioridade, mas é preciso atravessá-la também.
Folha de São Paulo
O prazer de tecer citações e o jogo de referências literárias não chega a fazer de "Severina" um filme intelectual. Mas o excesso de cautela e de cálculo, disfarçado sob o verniz literário, é o que torna o resultado um tanto menor que sua ambição.
Veja
A misteriosa trama instiga e distancia-se do tom teatral (origem do cineasta), mas é lugar-comum ter um personagem preso entre o real e o imaginário.