Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Critikat.com
por Thomas Choury
A impressão um pouco monumental de "A Fábrica de Nada" - induzida principalmente por sua duração e seu tema social massivo - é contrabalanceada pela sensação de leveza que percorre toda a projeção.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
À maneira de outros filmes do cinema português contemporâneo, este também é direto e politizado. Agarra a realidade pelo colarinho, mas não se contenta com formas gastas para comentá-la. É também inventivo na forma, sem cair no hermetismo.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Bruno Ghetti
Quando a narrativa ameaça ficar convencional demais, [o diretor] experimenta. Insere comentários políticos em off; faz o elenco (não atores, em sua maioria) interromper a encenação para falar de vivências pessoais; quebra a ação para mostrar intelectuais discutindo política e o futuro da trama.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
O realizador se aproxima das pessoas quase de forma documental, numa encenação que exala naturalismo, com a câmera pretensamente perseguindo emoções genuínas, embora haja claramente uma construção que visa ressaltar determinados ânimos e ímpetos.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Télérama
por Pierre Murat
O que surpreende neste longo afresco é a harmonia que o diretor [...] consegue trazer entre o privado e o coletivo: Zé está dividido entre duas mulheres, como os operários se dividem entre duas escolhas igualmente detestáveis.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cineweb
por Neusa Barbosa
O filme alterna seus climas, de uma energia febril próxima ao documental, passando por debates de intelectuais em torno de marxismo e globalização, chegando ao musical e à metalinguagem [...], o que conduz este filme fascinante a novos rumos a cada momento.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
O Globo
por Carlos Helí de Almeida
Uma experiência no terreno do metarrealismo, com números musicais e debates cerebrais […] É uma proposta intrigante, mas um tanto exaustiva em se tratando de um épico operário com quase três horas de duração.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Critikat.com
A impressão um pouco monumental de "A Fábrica de Nada" - induzida principalmente por sua duração e seu tema social massivo - é contrabalanceada pela sensação de leveza que percorre toda a projeção.
Estado de São Paulo
À maneira de outros filmes do cinema português contemporâneo, este também é direto e politizado. Agarra a realidade pelo colarinho, mas não se contenta com formas gastas para comentá-la. É também inventivo na forma, sem cair no hermetismo.
Folha de São Paulo
Quando a narrativa ameaça ficar convencional demais, [o diretor] experimenta. Insere comentários políticos em off; faz o elenco (não atores, em sua maioria) interromper a encenação para falar de vivências pessoais; quebra a ação para mostrar intelectuais discutindo política e o futuro da trama.
Papo de Cinema
O realizador se aproxima das pessoas quase de forma documental, numa encenação que exala naturalismo, com a câmera pretensamente perseguindo emoções genuínas, embora haja claramente uma construção que visa ressaltar determinados ânimos e ímpetos.
Télérama
O que surpreende neste longo afresco é a harmonia que o diretor [...] consegue trazer entre o privado e o coletivo: Zé está dividido entre duas mulheres, como os operários se dividem entre duas escolhas igualmente detestáveis.
Cineweb
O filme alterna seus climas, de uma energia febril próxima ao documental, passando por debates de intelectuais em torno de marxismo e globalização, chegando ao musical e à metalinguagem [...], o que conduz este filme fascinante a novos rumos a cada momento.
O Globo
Uma experiência no terreno do metarrealismo, com números musicais e debates cerebrais […] É uma proposta intrigante, mas um tanto exaustiva em se tratando de um épico operário com quase três horas de duração.