Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cineweb
por Neusa Barbosa
Um dos aspectos mais instigantes deste filme é o retrato desta comunidade de refugiados africanos, mostrada com inteireza e humanidade, compartilhando o destino de todos os discriminados do mundo.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
Para a crítica, Carpignano bebe na fonte do neorrealismo. Afinal, atores não profissionais, o retrato realista de uma comunidade pobre, marginalizada. O diretor diz que não pensou em Roberto Rossellini nem Vittorio De Sica, mas reconhece que, sendo cinéfilo, ambos fazem parte do seu imaginário.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
O Globo
por Susana Schild
Embora o tema não seja novo, Carpignano impõe à trama um clima de premência e extremo realismo. Para começar, toda a família de Pio é interpretada por ela própria, com notável naturalidade. E é com câmera na mão, cortes rápidos...
A crítica completa está disponível no site O Globo
Preview
por Mariane Morisawa
Em "Ciganos da Ciambra", transforma a surpresa daquele elenco, Pio Amato, em protagonista. Novamente, Carpignano usa atores não-profissionais para contar histórias naturalistas, à moda do neorrealismo italiano do pós-guerra.
A crítica completa está disponível no site Preview
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Embora eu particularmente não goste do estilo preferido do cinema atual, aquela mania de sair perseguindo os personagens com câmera na mão gostei de ver revisitado um gênero tão clássico do cinema italiano, confirmando a velha lição de que os italianos são atores natos. Absolutamente convincentes.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Playlist
por Nikola Grozdanovic
"Ciganos da Ciambra" consegue mergulhar o espectador num mundo insular de estradas sinuosas, trilhos de trem e terrenos geograficamente ambíguos. Você não vai ter vontade de visitar aquele lugar mas, sem dúvida, vai ser difícil não ficar fascinado com o dinamismo.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Télérama
por Guillemette Odicino
Uma maravilha de energia, entre o naturalismo bruto e a eletricidade do suspense. As refeições em família sob a chuva, a tensão duante o roubo dos carros, o calor no acampamento vizinho de imigrantes africanos: são muitos momentos intensos.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cinepop
por Julie Nunes
"A Ciambra" é um filme de muitos méritos e não à toa concorre a vaga de filme estrangeiro representando a Itália. Além disso, conta com o poderoso nome de Martin Scorsese figurando entre seus produtores, o que pode lhe ajudar a de fato vir a ser um dos selecionados.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Papo de Cinema
por Matheus Bonez
O ar documental que remete diretamente ao neorrealismo italiano é reforçado pela escolha do elenco amador, que se entrega totalmente ao que há na tela. E entre alguns personagens de maior ou menor destaque, é o menino Pio que realmente nos prende.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
Por um lado, uma grande impressão de autenticidade é passada pelo dialeto calabrês e a intimidade dos personagens com o lugar. Por outro, a ficção se ressente de um encaminhamento um tanto brusco e às vezes mal costurado.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
Critikat.com
por Nicolas Brarda
Este novo filme demonstra a coerência da abordagem de Carpignano e de seu modus operandi [...] Mas ele também torna visíveis os limites desta ideia, principalmente no que diz respeito a uma estética um pouco esgotada.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
O filme retoma escolhas formais codificadas pelo cinema dos irmãos Dardenne há mais de duas décadas e que se tornaram um modo automático de manifestar "realismo".
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Variety
por Guy Lodge
Talvez, para ser justo, tais preocupações recebam igualmente pouca atenção na mente jovem e impressionável do menino, que é puxada de um lado para o outro por uma combinação de problemas domésticos e hormônios do yo-yoing. Ainda assim, essas folhas correndo “A Ciambra” um pouco desequilibrada..
A crítica completa está disponível no site Variety
Cineplayers
por Bernardo D.I. Brum
Os méritos inegáveis podem pesar mais subjetivamente de espectador para espectador, de crítica para crítica, mas em matéria de panorama, A Ciambra pouco faz além de remexer um terreno já desbravado, reproduzindo uma revolução que já teve suas bombas de efeito moral ao longo da história.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
[...] o drama faz um registro quase documental de uma comunidade de ciganos romenos na Calábria e, além do resultado desigual, é muito regional. Faz falta um aprofundamento no cotidiano daqueles que orbitam o adolescente, uma falha de roteiro contornável pela energia e carisma de Pio.
A crítica completa está disponível no site Veja
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cineweb
Um dos aspectos mais instigantes deste filme é o retrato desta comunidade de refugiados africanos, mostrada com inteireza e humanidade, compartilhando o destino de todos os discriminados do mundo.
Estado de São Paulo
Para a crítica, Carpignano bebe na fonte do neorrealismo. Afinal, atores não profissionais, o retrato realista de uma comunidade pobre, marginalizada. O diretor diz que não pensou em Roberto Rossellini nem Vittorio De Sica, mas reconhece que, sendo cinéfilo, ambos fazem parte do seu imaginário.
O Globo
Embora o tema não seja novo, Carpignano impõe à trama um clima de premência e extremo realismo. Para começar, toda a família de Pio é interpretada por ela própria, com notável naturalidade. E é com câmera na mão, cortes rápidos...
Preview
Em "Ciganos da Ciambra", transforma a surpresa daquele elenco, Pio Amato, em protagonista. Novamente, Carpignano usa atores não-profissionais para contar histórias naturalistas, à moda do neorrealismo italiano do pós-guerra.
Rubens Ewald
Embora eu particularmente não goste do estilo preferido do cinema atual, aquela mania de sair perseguindo os personagens com câmera na mão gostei de ver revisitado um gênero tão clássico do cinema italiano, confirmando a velha lição de que os italianos são atores natos. Absolutamente convincentes.
The Playlist
"Ciganos da Ciambra" consegue mergulhar o espectador num mundo insular de estradas sinuosas, trilhos de trem e terrenos geograficamente ambíguos. Você não vai ter vontade de visitar aquele lugar mas, sem dúvida, vai ser difícil não ficar fascinado com o dinamismo.
Télérama
Uma maravilha de energia, entre o naturalismo bruto e a eletricidade do suspense. As refeições em família sob a chuva, a tensão duante o roubo dos carros, o calor no acampamento vizinho de imigrantes africanos: são muitos momentos intensos.
Cinepop
"A Ciambra" é um filme de muitos méritos e não à toa concorre a vaga de filme estrangeiro representando a Itália. Além disso, conta com o poderoso nome de Martin Scorsese figurando entre seus produtores, o que pode lhe ajudar a de fato vir a ser um dos selecionados.
Papo de Cinema
O ar documental que remete diretamente ao neorrealismo italiano é reforçado pela escolha do elenco amador, que se entrega totalmente ao que há na tela. E entre alguns personagens de maior ou menor destaque, é o menino Pio que realmente nos prende.
Carmattos
Por um lado, uma grande impressão de autenticidade é passada pelo dialeto calabrês e a intimidade dos personagens com o lugar. Por outro, a ficção se ressente de um encaminhamento um tanto brusco e às vezes mal costurado.
Critikat.com
Este novo filme demonstra a coerência da abordagem de Carpignano e de seu modus operandi [...] Mas ele também torna visíveis os limites desta ideia, principalmente no que diz respeito a uma estética um pouco esgotada.
Folha de São Paulo
O filme retoma escolhas formais codificadas pelo cinema dos irmãos Dardenne há mais de duas décadas e que se tornaram um modo automático de manifestar "realismo".
Variety
Talvez, para ser justo, tais preocupações recebam igualmente pouca atenção na mente jovem e impressionável do menino, que é puxada de um lado para o outro por uma combinação de problemas domésticos e hormônios do yo-yoing. Ainda assim, essas folhas correndo “A Ciambra” um pouco desequilibrada..
Cineplayers
Os méritos inegáveis podem pesar mais subjetivamente de espectador para espectador, de crítica para crítica, mas em matéria de panorama, A Ciambra pouco faz além de remexer um terreno já desbravado, reproduzindo uma revolução que já teve suas bombas de efeito moral ao longo da história.
Veja
[...] o drama faz um registro quase documental de uma comunidade de ciganos romenos na Calábria e, além do resultado desigual, é muito regional. Faz falta um aprofundamento no cotidiano daqueles que orbitam o adolescente, uma falha de roteiro contornável pela energia e carisma de Pio.