Minha conta
    Ciganos da Ciambra
    Média
    3,7
    14 notas
    Você assistiu Ciganos da Ciambra ?

    3 Críticas do usuário

    5
    1 crítica
    4
    2 críticas
    3
    0 crítica
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    c4rlc4st
    c4rlc4st

    943 seguidores 316 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 17 de agosto de 2018
    Cinema cru, muito realista e impactante. Sentimos na pele o amadurecimento forçado e gradual do garoto, que não percebe o que está perdendo em seus poucos 14 anos. Algumas situações são repetitivas, como se o filme quisesse se certificar de que o público compreende o coming of age. No entanto, tudo é trabalho da maneira menos manipuladora possível, exatamente para passar esse sentimento de realidade.
    Bruno Campos
    Bruno Campos

    599 seguidores 262 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 6 de maio de 2018
    Excelente. Ritmo intenso, marcado pela câmera frenética. A história de uma família cigana e suas contravenções, protagonizada por um menino (Pio) q, ainda adolescente, já se lança numa vida de adulto e nos riscos de seus roubos, inspirados no irmão mais velho, idealizado. Em paralelo, os preconceitos entre as etnias (africanos, italianos, ciganos).Ritos de passagem, ética e desamparo são discutidos de forma inteligente e angustiante.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

    28.205 seguidores 1.122 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 20 de abril de 2018
    Impactante, mas extenuante, Ciganos da Ciambra é um experimento que arrisca demais, mas acaba se saindo incrivelmente bem. Ele arrisca usar toda uma família de ciganos romenos reais, incluindo seu protagonista, o pequeno Pio Amato, como personagens de uma ficção que envolve usar seus valores, incluindo roubar para sobreviver, e não busca justificar suas ações da maneira vitimista com que você costuma ver no cinema europeu. O diretor e roteirista Jonas Carpignano, com a ajuda do excelente editor Affonso Gonçalves (da série True Detective), consegue o milagre de tornar este um filme tenso e real mesmo com atuações amadoras (ou talvez por causa delas). Acompanhamos os passos de Pio com uma câmera na mão, subjetiva, sempre o seguindo. Pio deseja fortemente se tornar o homem mais novo da família, que não o leva a sério ainda. Velho demais para brincar com os irmãos mais novos, mas jovem demais para adentrar no mundo dos crimes e das maracutaias ciganas que todos sabem como é (como roubar fios da rua para derreter o cobre), Pio é nossos olhos no filme, e sua mãe, a matriarca da família, é a alma.

    cinetenisverde.com.br
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top