Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinema com Rapadura
por Vinicius Volcof
A assimetria entre as duas famílias é ricamente construída não apenas em sua estrutura, mas pela própria disposição cênica, de locações e de cenários. [...] O filme se encaminha, assim, belamente para um final potente e bastante inesperado, muito mais dramático do que a história até esse ponto.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Bem-humorado ao retratar estes pequenos golpes que levam o espectador a simpatizar com a família Kim em função de sua criatividade (...), "Parasita" assume tons bem mais sombrios em sua segunda parte, quando uma série de revelações, conflitos e incidentes violentos dominam a trama.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineweb
por Neusa Barbosa
"Parasita" tem um ritmo avassalador, que deixa o espectador inquieto, pensando - afinal, como tudo isto vai acabar? O filme é uma pancada. Uma não, várias, a ponto de deixar seu público atordoado, mas com muita condição de ficar feliz com a criatividade de suas múltiplas camadas.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Omelete
por Marcelo Hessel
Se "Parasita" tem se revelado um sucesso de público e crítica, talvez seja muito pela forma como envolve o espectador numa troca que é vertical porém cheia de fair play.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Cinemação
por Daniel Cury
"Parasita" consegue ir aos extremos dos sentimentos. Não apenas o humor é mais intenso, como também a violência se dá de forma mais surpreendente, criando assim mais impacto.
A crítica completa está disponível no site Cinemação
Cineplayers
por Bernardo D.I. Brum
Parasita transparece as preocupações temáticas e estéticas de sua sociedade, de seu tempo e de seu diretor, conjugando em si potencialidades bem passíveis do que talvez seja um marco de seu tempo.
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Cinepop
por Leticia Alasse
Juntando as questões de classe social, drama familiar e comicidade de situações adversas, apresentadas em "Mother" (2009), "Expresso do Amanhã" (2013) e "Okja" (2017), o cineasta conduz com maestria a sua orquestra e nos desperta os mais pavorosos prelúdios sobre as diferenças sociais.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Críticos.Com.Br
por Luiz Fernando Gallego
O roteiro não é exemplar apenas formalmente: sua ficção dá conta de assuntos sociais sérios com humor inicial.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Observatório do Cinema
por Alexis Perri
Novo filme de Bong Joon-ho transita com enorme vibração entre gêneros, enquanto entrega uma obra que comenta com sensibilidade os níveis da pirâmide social.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Screen Rant
por Sandy Schaefer
É um trabalho ousadamente original que combina sátira social com mais do que um toque de horror, thriller e tragédia. É também uma narrativa que se transforma continuamente, ainda que com precisão, de um filme para outro, proporcionando uma experiência que é tão puramente divertida quanto instigante.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
Chicago Sun-Times
por Richard Roeper
É um filme de poder tão dramático, comédia inovadora, poesia romântica e beleza melancólica. "Parasita" é um dos filmes de guerra de classes mais inteligentes e perspicazes do século XXI.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Collider
por Gregory Ellwood
Em "Parasita", não há meio para a família de Ki-taek subir. Você é rico ou é pobre. E, quando se trata disso, os ricos secretamente pensam o pior de você. Você está lá para servi-los. Suas necessidades vêm primeiro.
A crítica completa está disponível no site Collider
New York Times
por Manohla Dargis
Bong tem algumas ideias em "Parasita", mas a grandeza do filme não é uma questão de sua aparente ética, mas de como ele entrega verdades, geralmente perversa e sem um pingo de egoísmo.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por André Miranda
Joon-ho, com seu cinema social fantástico intriga o espectador ao embaralhar quem seriam de verdade os parasitas que seu título propõe. [...] e o final de "Parasita" é de tirar o fôlego num clímax instigante como raramente o cinema consegue oferecer.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Screen International
por Jonathan Romney
Uma comédia vigorosa e rigidamente controlada que o vê de volta à sua melhor forma, com uma história que é rigorosamente alcançada e muito especificamente Coreana. Essencialmente uma comédia negra, com uma rica série de sátiras sociais escandalosas, é uma delícia maligna do começo ao fim.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
"Parasita" é uma comédia bizarra sobre status social, aspiração, materialismo e a unidade familiar patriarcal, e pessoas que aceitam a ideia de ter (ou alugar) uma classe de servos. [...] É quase uma história sobrenatural ou de ficção científica; uma invasão dos ladrões de estilo de vida.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Stephen Dalton
"Parasita" é emocionante e trabalhado, mantendo-se como a declaração de estado da nação mais madura de Bong desde "Memórias de um Assassino", de 2003. O cineasta aproveitou o suculento potencial alegórico da ficção científica para criticar a natureza injusta do capitalismo e da hierarquia de classes.
The Playlist
por Bradley Warren
É um filme consistentemente divertido que retoma a estratificação da sociedade coreana. Uma sátira enlouquecida e preocupada com a classe, "Parasit" fica um pouco abaixo do maior trabalho de Bong. [...] O elenco é sólido, mantendo-se fiel ao tom agudo de uma experiência difícil de classificar.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Variety
por Jessica Kiang
"Parasita" é uma gordura do carrapato com o sangue amargo da raiva de classe. [...] Por mais feroz que esse filme brilhante e cáustico seja, com sua arte e humor impecáveis ele também ronca constantemente com um rosnado sombrio ao ver quão pouco tudo isso o drama elevado pode realmente importar.
A crítica completa está disponível no site Variety
Washington Post
por Hau Chu
Assim como os Kims, um espectador pode se deliciar com os detalhes superficiais do filme. Mas é o que está escondido abaixo da superfície que permanecerá com você por muito tempo após o término do filme.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
Papo de Cinema
por Robledo Milani
Percorrendo obviedades e soluções fáceis, "Parasita" busca um discurso que somente através da boa vontade do espectador se poderá se dar sem maiores ruídos.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
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Cinema com Rapadura
A assimetria entre as duas famílias é ricamente construída não apenas em sua estrutura, mas pela própria disposição cênica, de locações e de cenários. [...] O filme se encaminha, assim, belamente para um final potente e bastante inesperado, muito mais dramático do que a história até esse ponto.
Cinema em Cena
Bem-humorado ao retratar estes pequenos golpes que levam o espectador a simpatizar com a família Kim em função de sua criatividade (...), "Parasita" assume tons bem mais sombrios em sua segunda parte, quando uma série de revelações, conflitos e incidentes violentos dominam a trama.
Cineweb
"Parasita" tem um ritmo avassalador, que deixa o espectador inquieto, pensando - afinal, como tudo isto vai acabar? O filme é uma pancada. Uma não, várias, a ponto de deixar seu público atordoado, mas com muita condição de ficar feliz com a criatividade de suas múltiplas camadas.
Omelete
Se "Parasita" tem se revelado um sucesso de público e crítica, talvez seja muito pela forma como envolve o espectador numa troca que é vertical porém cheia de fair play.
Cinemação
"Parasita" consegue ir aos extremos dos sentimentos. Não apenas o humor é mais intenso, como também a violência se dá de forma mais surpreendente, criando assim mais impacto.
Cineplayers
Parasita transparece as preocupações temáticas e estéticas de sua sociedade, de seu tempo e de seu diretor, conjugando em si potencialidades bem passíveis do que talvez seja um marco de seu tempo.
Cinepop
Juntando as questões de classe social, drama familiar e comicidade de situações adversas, apresentadas em "Mother" (2009), "Expresso do Amanhã" (2013) e "Okja" (2017), o cineasta conduz com maestria a sua orquestra e nos desperta os mais pavorosos prelúdios sobre as diferenças sociais.
Críticos.Com.Br
O roteiro não é exemplar apenas formalmente: sua ficção dá conta de assuntos sociais sérios com humor inicial.
Observatório do Cinema
Novo filme de Bong Joon-ho transita com enorme vibração entre gêneros, enquanto entrega uma obra que comenta com sensibilidade os níveis da pirâmide social.
Screen Rant
É um trabalho ousadamente original que combina sátira social com mais do que um toque de horror, thriller e tragédia. É também uma narrativa que se transforma continuamente, ainda que com precisão, de um filme para outro, proporcionando uma experiência que é tão puramente divertida quanto instigante.
Chicago Sun-Times
É um filme de poder tão dramático, comédia inovadora, poesia romântica e beleza melancólica. "Parasita" é um dos filmes de guerra de classes mais inteligentes e perspicazes do século XXI.
Collider
Em "Parasita", não há meio para a família de Ki-taek subir. Você é rico ou é pobre. E, quando se trata disso, os ricos secretamente pensam o pior de você. Você está lá para servi-los. Suas necessidades vêm primeiro.
New York Times
Bong tem algumas ideias em "Parasita", mas a grandeza do filme não é uma questão de sua aparente ética, mas de como ele entrega verdades, geralmente perversa e sem um pingo de egoísmo.
O Globo
Joon-ho, com seu cinema social fantástico intriga o espectador ao embaralhar quem seriam de verdade os parasitas que seu título propõe. [...] e o final de "Parasita" é de tirar o fôlego num clímax instigante como raramente o cinema consegue oferecer.
Screen International
Uma comédia vigorosa e rigidamente controlada que o vê de volta à sua melhor forma, com uma história que é rigorosamente alcançada e muito especificamente Coreana. Essencialmente uma comédia negra, com uma rica série de sátiras sociais escandalosas, é uma delícia maligna do começo ao fim.
The Guardian
"Parasita" é uma comédia bizarra sobre status social, aspiração, materialismo e a unidade familiar patriarcal, e pessoas que aceitam a ideia de ter (ou alugar) uma classe de servos. [...] É quase uma história sobrenatural ou de ficção científica; uma invasão dos ladrões de estilo de vida.
The Hollywood Reporter
"Parasita" é emocionante e trabalhado, mantendo-se como a declaração de estado da nação mais madura de Bong desde "Memórias de um Assassino", de 2003. O cineasta aproveitou o suculento potencial alegórico da ficção científica para criticar a natureza injusta do capitalismo e da hierarquia de classes.
The Playlist
É um filme consistentemente divertido que retoma a estratificação da sociedade coreana. Uma sátira enlouquecida e preocupada com a classe, "Parasit" fica um pouco abaixo do maior trabalho de Bong. [...] O elenco é sólido, mantendo-se fiel ao tom agudo de uma experiência difícil de classificar.
Variety
"Parasita" é uma gordura do carrapato com o sangue amargo da raiva de classe. [...] Por mais feroz que esse filme brilhante e cáustico seja, com sua arte e humor impecáveis ele também ronca constantemente com um rosnado sombrio ao ver quão pouco tudo isso o drama elevado pode realmente importar.
Washington Post
Assim como os Kims, um espectador pode se deliciar com os detalhes superficiais do filme. Mas é o que está escondido abaixo da superfície que permanecerá com você por muito tempo após o término do filme.
Papo de Cinema
Percorrendo obviedades e soluções fáceis, "Parasita" busca um discurso que somente através da boa vontade do espectador se poderá se dar sem maiores ruídos.